Tipos de backup: Qual o ideal para o meu negócio?

Tipos de backup: Qual o ideal para o meu negócio?

Tipos de backup: Qual o ideal para o meu negócio?

A perda de dados e documentos digitais é uma realidade que afeta não só computadores pessoais como também empresas. Qualquer computador está sujeito a sofrer falhas em seu hardware, ter parte de seus arquivos deletada ou corrompida, e até mesmo ser invadido por hackers. Devido a estes e outros riscos é que o backup se faz necessário.

Pendrive, HD externo ou nuvem?

Para evitar este tipo de problema e manter a segurança dos dados, é importante que a empresa, independentemente de seu porte, busque por um serviço de armazenamento de dados digitais – os backups.

O backup é uma importante ferramenta que realiza a cópia de documentos e outros arquivos digitais em um sistema de armazenamento. Existem algumas maneiras de se fazer o backup, como por exemplo, em pen drives, HD externos e mídias de CD e DVD. Entretanto, apesar da simplicidade destas opções, elas podem apresentar riscos.

Como se tratam de armazenamentos físicos, ou seja, objetos, eles estão sujeitos a danos ou podem simplesmente deixar de funcionar de um dia para o outro, resultando na perda dos arquivos.

Por este e outros motivos, é importante avaliar qual tipo de backup é ideal para o seu negócio. Para te ajudar, listamos a seguir 5 deles e suas respectivas funcionalidades. Acompanhe.

5 modelos de backup que podem ser utilizados por empresas

1. Armazenamento físico: O armazenamento físico é o tipo de backup que explicamos anteriormente. Trata-se de pen drives, HD externos e mídias graváveis (CD e DVD). Uma vez que este tipo de backup está sujeito a inúmeras situações que podem resultar à perda de dados, seu uso não é muito recomendado.

Pequenos empreendimentos, profissionais autônomos e home office que não têm como custear soluções mais completas, podem se beneficiar do armazenamento físico. Contudo, é necessário garantir cópias destes armazenamentos, para prevenir qualquer tipo de problema.

2. Backup em nuvem: Uma das maneiras mais seguras e práticas de armazenar seus arquivos, o backup em nuvem consiste em um sistema virtual. Isso significa que, para ter acesso à plataforma e fazer o envio ou download de documentos, é necessário estar conectado à Internet.

Uma das principais vantagens do backup em nuvem é o seu fácil acesso, que pode ser feito por meio de qualquer computador ou dispositivo móvel, desde que conectado. Vale destacar também que ao investir neste tipo de backup, a empresa está livre contra ciberataques, entre outros perigos os quais o armazenamento físico é suscetível.

Existem alguns serviços de armazenamento em nuvem gratuitos como o Google Drive e o Dropbox, porém, eles costumam ser limitados. As versões pagas disponibilizam espaço maior para armazenamento, entre outros recursos. Este modelo é recomendado para todos os tipos de empresa.

3. Completo: Todos os documentos do negócio têm uma cópia e são constantemente atualizados. Sendo assim, este tipo de backup requer mais espaço para o armazenamento e tempo, uma vez que está lidando com diversos arquivos.

Com o backup completo, a empresa sempre terá a mão uma cópia de seus dados, com isso, não há o perigo de alguma informação importante ser perdida. Ele é recomendado para médias e grandes empresas.

4. Incremental: O backup incremental pode ser utilizado como um complemento do backup completo, embora esta não seja necessariamente uma regra. Isso porque após a conclusão do backup completo, são feitas cópias dos arquivos alterados.

Esta modalidade de backup é indicada para empresas de grande porte, que lidam com uma quantia considerável de dados.

5. Diferencial: Semelhante ao backup incremental em seu primeiro uso, a operação diferencial copia somente as alterações dos dados. O que o difere do incremental é o fato de ele ter como referência para suas alterações, o último backup completo realizado.

Uma vez que o diferencial realiza o armazenamento de dados desde o último backup completo, ele terá mais dados que a modalidade incremental, demandando mais espaço e tempo para sua execução. Este tipo de backup é ideal para empresas de pequeno e médio porte.

Ainda está em dúvida sobre qual tipo de backup é ideal para o seu negócio? Então entre em contato conosco e conheça a Elo Backup, nossa solução de backup em nuvem.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins