Segurança de dados: Qual a sua importância dentro das empresas?

A importância de criptografar o backup dos seus dados

O que seria da humanidade sem as informações? Elas são fundamentais para o desenvolvimento e ampliação do conhecimento sobre as mais diferentes áreas. Tanta importância exige proteção, para que informações valiosas não se percam ou sejam acessadas indevidamente. No caso das empresas, a ausência de um bom sistema de segurança de dados pode comprometer todo o crescimento do negócio.

Portanto, a segurança da informação sempre foi vital para o sucesso de uma organização. Quando bem cuidados, os conjuntos de dados gerados pela empresa agregam valor às ações desempenhadas por ela. Naturalmente, isso se reflete na relação que a instituição mantém com os clientes e a sociedade, de maneira geral.

Mas como funciona a gestão da segurança da informação? E por que as empresas devem tomar muito cuidado com os dados delas que trafegam pelo mundo virtual? Nós responderemos essas perguntas na sequência!

Como funciona o gerenciamento da segurança da informação?

Basicamente, essa gestão dos dados costuma ocorrer em 3 faces. O objetivo é assegurar a total integridade de todos eles. Essas camadas de segurança são as seguintes:

Ambiente físico

Por físico, compreende-se toda a infraestrutura constituída por dispositivos de hardware. Logo, trata-se essencialmente dos computadores e servidores conectados em rede dentro da empresa.

Nesse aspecto, é crucial proteger os equipamentos de intempéries, como temporais com excessiva carga elétrica, tufões, ciclones extratropicais, etc.

Além disso, os itens de hardware podem sofrer danos causados por incêndios. É preciso se preocupar, inclusive, com a própria estrutura da sala usada para abrigar os servidores da empresa.

Evidentemente, o acesso ao local dos servidores também precisa ser restrito. Geralmente, somente algumas pessoas da empresa podem transitar nesse espaço. Logo, a proteção do ambiente físico também prevê o estabelecimento de um sistema de segurança que delimite a circulação interna.

Ambiente lógico

Aqui, trata-se dos softwares usados pela empresa. Sem esses programas, as peças de hardware perdem sua funcionalidade. O próprio sistema de criptografia dos dados depende do funcionamento de algum software.

Com base em tudo isso, os softwares precisam ser continuamente atualizados. Falhas de atualização criam brechas, usadas por invasores para adentrar sistemas e corrompê-los.

Ambiente humano

Tanto o ambiente físico quanto o lógico são controlados por pessoas. Assim, tem-se um ambiente formado por todos os colaboradores da empresa.

Para que os próprios funcionários não coloquem os dados da empresa em risco, os protocolos de segurança devem ser seguidos à risca. Para isso, as orientações sobre cada procedimento (como um ataque hacker) devem ser inequívocas.

Por que a sua empresa deve se preocupar com a segurança de dados?

Toda empresa, grande ou pequena, contém dados de clientes e fornecedores. Destituída de uma política de segurança da informação eficaz, a sua empresa pode deixar todos esses dados expostos.

Além de um mal-estar, o vazamento dessas informações ainda pode comprometer futuras parcerias de negócio. Isso sem falar na possibilidade de processos judiciais. Afinal, a empresa é plenamente responsável pela segurança de todas as informações fornecidas por terceiros.

Além disso, existem informações sigilosas sobre a operação em si. A descoberta de determinados segredos pode derrubar a valorização do negócio no mercado.

Finalmente, uma gestão efetiva da segurança de dados amplifica o nível de confiança depositado na empresa. Isso faz com que ela exiba um diferencial diante dos concorrentes. Quanto mais solidificada for essa segurança, mais clientes a sua empresa conseguirá atrair.

Sabe qual é a melhor forma de manter os dados da sua empresa seguros? Por meio de um backup em nuvem com criptografia de ponta! Visite o nosso site, conheça as nossas soluções em cloud e contate um de nossos consultores!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins