Backup em nuvem: Sua empresa está preparada?
Não há a menor dúvida de que o cloud computing veio para revolucionar a vida das empresas. Nesse cenário, o backup em nuvem se destaca como a melhor solução voltada às cópias de segurança de arquivos.
Contudo, para que esse tipo de backup seja realmente efetivo é necessário considerar alguns aspectos. Confira cada um deles a seguir!
Quantidade de espaço para alocação de arquivos
Antes de contratar qualquer serviço para a sua empresa, você precisa estabelecer quais são as necessidades a serem preenchidas. Em se tratando de um backup em nuvem, a premissa se mantém. De nada adianta ter uma ótima solução de backup sem o devido espaço de armazenamento nos servidores.
Portanto, vale a pena comparar os diferentes planos disponibilizados no mercado para o ambiente corporativo. Existem opções bem vantajosas para cada tipo de negócio, seja de pequeno, médio ou grande porte.
Automação do backup e internet banda larga
Outro ponto a ser observado é a programação de atualização das cópias de segurança. Em um mundo tão dinâmico, a tecnologia precisa ser usada de uma maneira inteligente. Desse modo, ela poupa bastante trabalho.
Imagine o transtorno de atualizar o backup manualmente. Isso seria uma completa perda de tempo. Os sistemas atuais permitem o ajuste de cada atualização, de acordo com o desejo do gestor. Então as atualizações podem ser diárias, semanais, mensais e até anuais.
Além disso, é necessário que a empresa tenha em mente que o tempo de atualização do backup dependerá da internet contratada. Nesse ponto, é necessário se atentar tanto às taxas de upload quanto às de download.
A primeira interfere na rapidez com que os arquivos são copiados para os servidores da cloud. Repare, entretanto, que o download é igualmente determinante para o sucesso do sistema. Caso necessário, espera-se que o acesso às cópias de segurança deve ser concluído o mais rapidamente possível.
Segurança da informação
Para garantir a integridade dos arquivos a serem copiados, é preciso contar com um robusto sistema de proteção dos dados. Isso é possível por meio da adoção de:
- sistema de redundância;
- firewall;
- UTM — trazendo para o português, essa sigla se refere a um gerenciamento unificado de ameaças;
- sistema de autenticação de logins;
- criptografia dos dados.
Com todos esses elementos atuando em conjunto, os dados estarão protegidos contra uma série de problemas. As ações de segurança são tomadas de forma inteligente e preventiva.
Gestão do sistema de backup
Tudo o que foi mencionado até aqui seria em vão, sem uma gestão eficaz de todo esse sistema. Obviamente, a sua empresa não precisa lidar com toda essa complexidade.
A fornecedora do serviço deve estar apta a estudar e elaborar um projeto de backup alinhado às expectativas da sua empresa. Tenha em mente que a simples oferta de um pacote de cloud backup é insuficiente. Afinal, você teria de ter uma equipe interna especialmente dedicada a isso, o que envolve gastos consideráveis.
Portanto, é preciso buscar uma organização que possua experiência nos serviços de cloud e que atue como uma verdadeira parceira. É fundamental que ela esteja ao lado do seu negócio em todas as etapas ligadas ao projeto de backup em nuvem.
Quer conhecer a solução de cloud backup ideal para a sua empresa? Visite o nosso site! Nós temos uma equipe de consultores preparados para atender às necessidades do seu negócio!