Vírus: como se proteger de forma eficiente?
Os vírus estão entre os principais – e mais temidos – programas de computador e celular conhecidos. Esses softwares surgiram praticamente junto com os equipamentos computacionais que utilizamos e, em sua grande maioria, podem causar danos a inúmeros dispositivos. Dessa forma, necessita-se entender como se proteger de forma eficiente dos vírus.
Isso porque apenas o velho método do antivírus não possibilita se livrar desses componentes maliciosos espalhados pela rede. Mas, como proceder nesse caso? Há uma série de recursos e ações que trazemos abaixo: como se proteger de forma eficiente dos vírus para que seu computador, tablet, celular e outros equipamentos não sofram com ele.
Confira!
Antivírus ajudam, mas não neutralizam
Esqueça a velha história de que um antivírus irá te deixar protegido de todos os malwares que se encontram na rede. Não há dúvidas que eles ajudam a identificar e até eliminar alguns vírus, mas não neutralizam inúmeras ameaças que pululam na internet.
Ou seja: pode apostar em um bom antivírus, mas tenha consciência de que este método abarca uma pequena proteção em relação ao que há de ameaças na internet. Para evitar problemas que os antivírus não cobrem, há outros métodos contundentes.
Evite baixar arquivos e extensões que não conhece
Essa é a forma mais comum de colocar um vírus na sua máquina: instalar um programa, aplicativo, arquivo ou extensão (até mesmo de navegadores), que não conhece. Um exemplo são aqueles onde o próprio sistema indica que há malwares no momento do download.
Dessa forma, certifique-se sobre a origem do que irá baixar. Busque sites e plataformas com segurança, que sejam autenticados. A maior causa para pegar um vírus é o download de arquivos piratas – que, além de ser crime, traz prejuízo aos seus dispositivos.
Opte por dados e backup em nuvem
Sabe os arquivos que você contém no seu celular ou notebook? Aquele backup que utiliza para segurança? Então: utilize os baseados na nuvem. Soluções do gênero são criptografadas e muitos vírus que chegam até o seu dispositivo não terão acesso aos dados preciosos.
Para maximizar sua proteção, aposte em empresas confiáveis e que mostram como funciona a cadeia de segurança – principalmente a criptografia. Mas, lembre-se: estar exposto na internet, clicar em sites ou baixar arquivos pouco confiáveis podem roubar suas senhas.
Não clique em tudo por aí
Acima falamos de sites que não garantem segurança. O exemplo mais prático de como as pessoas são afetadas por vírus é o famoso e-mail com um endereço malicioso que infecta seu dispositivo. Contudo, os links de WhatsApp, atualmente, também são um grande perigo.
Isso não exclui redes sociais ou até mesmo páginas confiáveis, de notícias, com links nos comentários. Em resumo: não clique em tudo por aí e só entre em sites que você tem total segurança. Uma prévia verificação no link já ajuda (e muito) a evitar esse problema.
Atualize sempre seus dispositivos
Programas, aplicativos e extensões são constantemente atualizados. Além de novas funcionalidades, há uma explicação bem razoável: eles são mais protegidos contra vírus que as versões antigas.
Por isso, mesmo que demore um tempinho para atualizar alguns softwares, a paciência vale a pena. Caso necessário, muitas empresas desenvolvedoras – como a Adobe e o pacote Office, por exemplo – contam com recursos extras contra vírus e malwares.
Conheça o Elo Backup e proteja-se contra as ameaças que visam roubar seus dados. Não deixe de conferir uma série de produtos em site da Flexa Cloud.