Você Sabia?
Um perigo real
Não pense que os ataques nesse sentido são feitos apenas em grandes corporações ou em plataformas do governo: micro, pequena e médias empresas são as mais afetadas. O motivo é claro – quanto menos segurança e práticas nocivas dentro do negócio, maior a abertura que o hacker encontra para sequestrar os dados.
O problema não para por aí: quem centraliza as informações em servidores internos e a automação de dados em dispositivos poucos (ou nada) seguros, será um alvo relativamente fácil para hackers preparados. Assim, faz-se necessário entender como evitar esse tipo de problema cada vez mais comum.
Os problemas são vários, mas os mais comuns são:
– Empresas não conseguem mais cumprir suas rotinas, devido ao bloqueio de dados importantes;
– Informações sigilosas de clientes caem na mão dos cibercriminosos;
– Transações financeiras, quando contidas em arquivos ou facilitadas na empresa, também geram prejuízo;
– Pode-se perder, permanentemente, os dados sequestrados.
O que fazer e como se prevenir?
É bem possível que, ao criptografar e sequestrar seus dados, o hacker tenha controle absoluto por determinado período das informações. Ao identificar o ransomware é preciso desligar o equipamento infectado e proceder junto a uma equipe de TI especializada. Esse processo impede que mais máquinas sejam vulneráveis ao ataque.
Também é preciso entender que sequestro de dados é um crime, ou seja, um caso de polícia. Por isso, recomenda-se evitar o pagamento para resgatar as informações. Formatar os equipamentos podem ajudar. Contudo, tudo pode ser prevenido através de três práticas que quase impossibilitam o sequestro de dados:
– Manter seus arquivos na nuvem. Como há ambientes criptografados e extremamente seguros com empresas confiáveis, isso irá dificultar a vida do hacker;
– Os backups também precisam estar na nuvem. Determinados ransomwares procuram não apenas os dados, mas os backups em servidores internos;
– Um treinamento assertivo de cibersegurança. Mostrar a sua equipe (e isso inclui todos), a importância da navegação segura – em sintonia com as duas práticas acima – deixa quase impossível ter esse problema na sua empresa. Sabendo como o sequestro de dados pode ser um perigo para as empresa, amplie a segurança interna do próprio negócio: conheça o Elo Backup.
Tenha a tranquilidade do Elo Backup
O Elo Backup é a solução ideal para manter seus arquivos importantes sempre seguros e tem um dos processos de restauração mais simples e completos do mercado. Além disso, oferece criptografia de última geração para garantir que os seus dados estejam protegidos.
Acesse o site do Elo Backup e saiba mais: https://elobackup.com.br/