Backup em nuvem: da importância à aplicação na segurança dos dados da sua empresa
Há documentos e dados que são imprescindíveis para o funcionamento de uma empresa. Notas fiscais, registros de clientes entre outros. Mantê-los em segurança nem sempre é uma tarefa fácil, uma vez que inúmeras situações podem comprometer a integridade da informação.
A solução mais atual, que está na ponta da língua dos profissionais de TI, é também a mais a eficiente: o backup em nuvem. Neste artigo, iremos te explicar exatamente o que significa, quais são as principais diferenças em relação a outros métodos, além da sua importância e como ele potencializa a segurança na gestão da sua empresa. Confira!
Afinal, que nuvem é essa?
A nuvem não se trata de um lugar específico, mas de um ambiente formado por diversos servidores que se conectam através da internet. O backup em nuvem é quando os seus dados são salvos nesse ambiente. Diferente de um HD externo, CD, ou até mesmo o popular Google Drive, essa modalidade refere-se a proteger a informação de maneira segura, enquanto os anteriores funcionam muito melhor para compartilhar os dados.
Salvá-los na nuvem é essencial
Há inúmeras razões pelas quais as informações mais importantes de uma empresa ou entidade podem ser perdidas:
- Desastres naturais;
- Falhas na rede elétrica da região;
- Uso de hardwares e sistemas inadequados;
- Falta de capacitação dos profissionais;
- Acesso de pessoal não autorizado, entre outros.
O backup em nuvem é imune a tais eventos. O seu ambiente é criptografado com as chamadas chaves de acesso, em outras palavras, apenas os profissionais autorizados poderão utilizá-lo.
Mas você não precisa se preocupar: isso não significa que utilizar esses documentos será uma tarefa complicada. Um dos maiores pilares da TI é justamente a disponibilidade. Por estarem hospedados na internet, assim que forem requisitados, podem ser acessados através de qualquer aparelho ou lugar do mundo, desde que haja conexão com a rede.
A descentralização promovida pelos serviços de hospedagem também traz maior segurança física aos arquivos. Se, por acaso, a sua empresa passa por um pico de energia ou até mesmo é vítima de furto, nada será perdido, bastando encontrar os arquivos online e descarregá-los nos novos equipamentos.
Principais vantagens
Além de ser um método de otimizar a segurança da informação, possui um custo mais baixo em relação às outras técnicas. O serviço é contratado sob medida, e você paga apenas pelo que usar. Caso haja necessidade de ampliar o espaço de armazenamento, tal pedido leva poucos minutos para ser processado.
Aquele que investe em backup na nuvem ainda ganha em agilidade, uma vez que é possível programar ações automáticas para salvar novos dados após um período de tempo pré-determinado. Dessa maneira, você ainda consegue acessar o histórico de todas as atualizações realizadas, podendo recuperar versões antigas que possam ter sido esquecidas pela sua equipe em outros dispositivos.
Apesar do fato de um backup em nuvem facilitar a vida de uma empresa, é necessário contar com uma equipe de especialistas para implementá-lo de maneira correta. Nós da Flexa Cloud atuamos há 10 anos no mercado de cloud computing, e com a nossa experiência de mercado desenvolvemos o Elo Backup.
Após inúmeros testes e anos de pesquisa, apresentamos a solução definitiva para o armazenamento de dados da sua empresa. Rodando na maioria dos sistemas operacionais disponíveis no mercado, oferecemos total suporte para o seu negócio migrar de vez para o mundo digital. Acesse o nosso site para mais informações.
O Backup na nuvem é uma solução moderna para um dos problemas mais antigos que as empresas enfrentam, e é o que possui os melhores resultados. Entre em contato para tirar todas as suas dúvidas sobre essa técnica.