A importância de criptografar o backup dos seus dados

A importância de criptografar o backup dos seus dados

Armazenamento de dados em backups é assunto recorrente nos dias atuais. A maioria das empresas e também pessoas físicas utiliza alguma ferramenta do tipo para guardar seus arquivos e informações nos dispositivos. O fato de que documentos não estão totalmente seguros quando localizados apenas no computador de origem já é conhecido. Afinal, ninguém quer perder dados privados ou que representem anos do trabalho. Mas, quando o assunto é proteção, é necessário ir além.

Algumas empresas ainda apostam em pendrives e HDs externos para arquivar suas informações. No entanto, isso não é muito recomendado, já que permanecem sendo meios de armazenamento físico, que podem ser perdidos com a destruição do aparelho ou atacados por vírus. Muitos já confiam mais no armazenamento em cloud computing e nas suas vantagens.

É contar com capacidade infinita de espaço, possibilidade de acessar dados de qualquer lugar e não depender do hardware. Mas, para manter os dados seguros de fato de qualquer inconveniente, criptografar o backup é de extrema importância. Assim como escolher um serviço de backup confiável.

A necessidade de criptografar

Criptografia é uma técnica que surgiu como estratégia de guerra e hoje é utilizada para preservar a privacidade. De todo o modo, a motivação sempre foi a mesma: proteger uma informação. A ideia é alterar uma mensagem para torná-la inelegível para terceiros.

Isso era feito trocando as letras, de forma que apenas quem sabia o segredo era capaz de decifrá-la. No caso da digital o esquema é mais complexo, mas continua-se utilizando um programa que criptografa a mensagem e apenas quem tem a chave consegue ler o arquivo.

Mesmo que acredite estar protegido com o melhor dos antivírus e senhas complicadas, proteção de dados nunca é demais. Você pode até acreditar que esteja a salvo se utiliza armazenamento na nuvem. Mas, se seu serviço não possuir criptografia, como é comum nas populares nuvens gratuitas, então ainda corre riscos.

Enquanto os casos de famosos que tiveram informações privadas expostas – vítimas de ataques do gênero – são mais conhecidos, isto também acontece com empresas de qualquer tamanho. Hackers roubam dados para prejudicar de diversas formas, como destruir meses ou anos de trabalho de uma empresa para fechá-la. Ou então pedir dinheiro como resgate para não espalhar ou para devolver as informações sequestradas por um ransomware.

Simplesmente estar em uma nuvem não protege de nada disso. É nesse quesito que criptografar o backup é importante. Desta forma, se alguém mal intencionado ou um vírus tentar atacar seu armazenamento, o ataque não será bem sucedido. Mesmo que ele chegue a ter acesso aos seus arquivos, o hacker não conseguirá lê-los para extrair ou sequestrar as informações que deseja.

Desta forma, para ter um backup eficiente é essencial que o provedor do serviço se preocupe em cuidar dos seus arquivos e protegê-los por completo. O Elo Backup conta com as tecnologias mais confiáveis para garantir o resguardo do que é mais importante para você digitalmente. Ele utiliza uma criptografia forte e guarda os dados no maior data center do mundo, o AWS, tudo para prover segurança.

Conheça os planos do Elo Backup e, para saber mais sobre a AWS, entre em contato com o pessoal da Flexa Cloud e tire suas dúvidas.


WordPress and WHMCS integration by i-Plugins