Soluções de backup: Como escolher a melhor e mais segura?

Política de backup: Entenda o que é e como funciona

Podemos dizer que o cloud backup, ou backup em nuvem é hoje a solução de guarda de dados mais utilizada e vantajosa. No entanto, existem inúmeras soluções no mercado de cloud backup, e antes de decidir o que sua empresa utilizará, é preciso entender qual o plano mais conveniente para a sua realidade corporativa, e também o que perguntar para checar se um fornecedor é confiável – outra informação essencial para você conseguir escolher bem. Continue lendo este artigo.

Vantagens do backup em nuvem

A maior vantagem é, sem dúvida, a possibilidade de abrir os dados em qualquer dispositivo ligado à Internet, em qualquer lugar e a qualquer momento, possibilitando que várias pessoas, não necessariamente lado a lado, consultem-nos e trabalhem neles ao mesmo tempo;

-Como eles podem ser abertos em qualquer máquina, se uma for vitimada por um desastre pode-se recuperar os dados em outra;

-A capacidade de memória pode ir se expandindo à medida que a empresa necessita;

-Sistemas de criptografia protegem os dados da violação de pessoas que não têm a chave;

– Optar por backup em nuvem é mais seguro que usar armazenamento em nuvem: este apenas armazena os dados na nuvem, sem criar cópias deles. Ou seja, você pode perder arquivos importantes se acidentalmente deletá-los.

Tipos de cloud backup: isto se refere principalmente a, diante de cada operação de alteração em algum arquivo, se o sistema copia o mesmo arquivo com as atualizações ou apenas salva as atualizações, tendo como base o primeiro arquivo salvo.

a) Backup diferencial: este faz uma cópia de segurança a cada alteração que você fizer no arquivo, porém sempre tendo como base o arquivo salvo no primeiro dia. Isso garante que esse tipo de backup ofereça uma recuperação de dados mais rápida que o incremental. Além disso, ele armazena mais dados, o que também exige mais espaço na memória.

b) Backup incremental: salva apenas as alterações no arquivo, sem copiá-lo todo novamente. Como consequência, o processo de backup é mais ágil, e os dados ocupam menos espaço na memória. Mas a recuperação de dados é mais lenta, porque precisa primeiro verificar o último backup completo, depois os incrementais, e só depois se localiza em que arquivo aconteceu alteração. É uma boa solução para pequenas e médias empresas, que produzem menos dados.

O que perguntar para seu fornecedor

– Acordo de Níveis de Serviço (SLA): é o contrato da empresa com o fornecedor, criado conforme as necessidades daquela. Ele especifica tudo que o sistema de backup em nuvem precisa realizar pela empresa, incluindo as punições para o fornecedor que não cumprir a palavra;

– Aliado a isso, é muito importante pesquisar a reputação do fornecedor no mercado: pergunte a opinião de clientes;

– O plano tem sistema de criptografia?

– No caso de um desastre, onde ficam os dados de backup? Qual o procedimento para chegar a esses dados? Ele está descrito num documento? Onde esse documento ficará? Em quanto tempo conseguirei baixar esses arquivos? O tempo e o procedimento variam conforme o desastre? Por exemplo, o tempo é um para uma pane na máquina e outro para um incêndio no prédio?

– O plano oferece teste de recuperação de dados? Com que periodicidade?

Quer saber mais? Conheça os planos Elo Cloud – Backup. Clique aqui!


WordPress and WHMCS integration by i-Plugins