Como a criptografia pode te ajudar na segurança de dados?

Política de backup: Entenda o que é e como funciona

Não à toa, muitos empresários sentem calafrios só ao ouvirem falar em vazamento de dados na internet. Mas não há motivo para tanto pânico, já que nós podemos contar com os sistemas de criptografia de dados.

Cada vez mais modernos, eles se destacam por proteger as mais variadas informações que circulam pela rede mundial de computadores. Isso vale tanto para o usuário comum como para as empresas.

Mesmo que tenha um pequeno negócio, você também pode contar com esse suporte de segurança. Mas você sabe o que é essa criptografia e como ela funciona? Continue a leitura para descobrir!

Criptografia de dados e seu funcionamento

A palavra criptografar deriva de dois termos gregos e se refere à ocultação da escrita. No mundo digital, tal conceito se aplica à codificação dos dados.

Com isso, o acesso a eles se restringe a um ou mais receptores que possuam a “chave” certa. Obviamente, cada chave corresponde a uma fechadura específica. Isso assegura que somente pessoas autorizadas possam decifrar o conteúdo resguardado por cada conjunto de dados.

Antigamente, as chaves usadas para criptografar informações eram muito simples e passíveis de serem quebradas. Com o avanço tecnológico, as chaves se tornaram mais complexas e, portanto, seguras.

Atualmente, o aprimoramento do sistema criptográfico impede até mesmo a decodificação feita por computadores dotados de uma grande capacidade de processamento.

Chaves usadas no processo

Chaves criptográficas podem ser simétricas ou assimétricas. Em termos didáticos, pode-se dizer que as primeiras são menos complexas do que as segundas.

Isso acontece porque o remetente e o destinatário da mensagem precisam de apenas uma chave (idêntica para ambos) para decodificarem os dados. Daí o termo “simétrico”.

Enquanto isso, as chaves assimétricas exigem uma dupla confirmação antes que o conteúdo daqueles dados específicos seja revelado. A primeira etapa consiste no uso de uma chave pública, utilizada para ocultar a mensagem. Já a segunda reside na utilização de uma chave privada, que possui a função de decodificar a mesma mensagem.

Necessidade de se criptografar dados enviados para o backup em nuvem

Por mais complexa que a sua senha de acesso ao backup em nuvem da sua empresa, ela é insuficiente para proteger os dados. Logo, eles precisam ser devidamente criptografados — preferencialmente por um método de ponta.

Como você bem sabe, existem muitas informações importantes que serão copiadas para o servidor da nuvem. Um sistema de chaves criptográficas efetivo evitará qualquer tentativa de intercepção dos dados.

No mundo atual, existe uma espécie de guerra cibernética acirrada. Com o aumento do valor de informações ligadas a empresas, pessoas mal intencionadas desenvolvem novos meios de decifrar os algoritmos usados nas criptografias.

Por outro lado, se a empresa fornecedora do backup em nuvem estiver preparada ela fornecerá chaves criptográficas seguras e frequentemente atualizadas.

Todo esse processo de criptografia de dados é automático. Portanto, você só deve se preocupar com o tipo de cloud backup que a sua empresa contratou.

Visite a nossa página na internet e conheça um backup em nuvem completo! Nós nos preocupamos em desenvolver soluções práticas e seguras!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins