DISPONIBILIDADE DA TI: O QUE FAZER PARA GARANTI-LA?

DISPONIBILIDADE DA TI: O QUE FAZER PARA GARANTI-LA?

Para que todos os setores de uma empresa funcionem da maneira adequada, sem nenhum problema, e mantenham o funcionamento correto, é importantíssimo que todos os computadores, servidores e sistemas funcionem corretamente, além de possuírem uma conexão estável de internet.

O setor que garante que tudo isso funcione é o de TI. E é por isso que vamos falar sobre o que é a disponibilidade de TI e o que sua empresa pode fazer para garanti-la!

Basicamente, o conceito de disponibilidade de TI é a capacidade que a empresa pode ter de manter o acesso aos seus recursos tecnológicos independente de qualquer problema. Para que isso ocorra, é preciso tomar algumas medidas que possam prevenir ou contornar possíveis problemas que podem causar grande impacto caso ocorram.

Como garantir a disponibilidade de TI?

Para prevenir possíveis problemas, existem alguns passos que você pode seguir para manter tudo mais seguro. Confira:

  • Mapeamento de recursos: é importante ter todos os recursos e ativos tecnológicos mapeados e atualizados, para que a manutenção e troca possa ser melhor controlada e realizada com frequência. No caso de eventual falha, se todos os dispositivos estão mapeados, é muito mais rápido e fácil encontrar o local que está com problemas.
  • Backup em outras localidades: manter o backup de documentos, softwares e máquinas já é algo comum. Mas não deixe todos seus backups em um mesmo servidor pois, caso este caia, não é possível recuperar as informações. Expanda seus backups colocando-os em outras localidades, como na nuvem ou em um sistema de cloud computing, para, caso aconteça algum problema, você não perca nenhum dado.
  • Redundância nos equipamentos: procure sempre ter um plano de contenção para possíveis hardwares infectados com vírus. Tenha um hardware reserva para que os trabalhos não precisem ser interrompidos. O mesmo pode ser aplicado para servidores principais e computadores de alta gerência. Mas tome cuidado para que o equipamento reserva seja da mesma marca ou possua algum tipo de compatibilidade com as configurações do original.
  • Replicação de servidores: através do cloud computing você pode virtualizar réplicas inteiras de sistemas e máquinas dentro do seu servidor, fazendo com que ele possa ser acessado de diferentes localidades. Quando não há dependência de uma única máquina para o acesso dos dados, o risco de perda é muito menor.

Além de todas as medidas que podem ser tomadas com backups e com a ajuda da nuvem através do cloud computing, é importante que os funcionários da empresa sejam todos treinados para usar as máquinas e o sistema da melhor forma possível. Tomando cuidado para que tudo funcione da maneira correta através de ações simples como verificação de conteúdos em e-mails e anexos e a operação e organização correta de arquivos e sistemas.

Uma vez que todos estão em sintonia e as medidas de disponibilidade de TI forem tomadas, a chance de ocorrer perda de dados ou de a empresa parar no caso de algum problema é bem menor, o que diminui prejuízos e dores de cabeça futuras.

Se você gostou desse conteúdo e quer conferir um pouco mais sobre como você pode proteger a sua empresa, não deixe de conferir nossa área de produtos! Somos uma empresa que acompanha as inovações de cloud do mercado, trazendo inovações ideais para sua necessidade.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins