Deletei um arquivo sem querer, e agora?

Deletei um arquivo sem querer, e agora?

Há muitos problemas que enfrentamos quando lidamos com os mais variados dispositivos digitais. Se você já deletou um arquivo sem querer, deve ter pensado ‘e agora?’. Isso vai desde fotos pessoais no celular até documentos empresariais de extrema importância. Conhecer os métodos para tentar reverter a situação é primordial nesse caso.

Isso porque, felizmente, dependendo do arquivo, há como recuperar. Mas, a melhor solução nesse caso é se preparar para essa situação. Se você chegou até aqui iremos abordar ambas as situações para, caso você tenha deletado um arquivo sem querer, possa recuperar e evitar que isso ocorra novamente. Acompanhe no artigo.

Confira a Lixeira

Em computadores e notebooks o primeiro passo é procurar na Lixeira, que deixa os arquivos deletados separados para uma posterior eliminação completa. Por isso, se você excluiu algo sem a intenção, pode procurar nesse local – principalmente se você não limpou esse diretório.

Quanto antes você procurar na Lixeira, mais fácil fica recuperar o arquivo. Isso porque há aplicações, documentos, entre outros, que são deletados permanentemente quando há muita coisa no local, com a exclusão dos mais antigos. Agilidade é indispensável.

Programas podem te ajudar

O problema de smartphones e tablets é que, em sua maioria, não possuem um diretório igual a Lixeira dos computadores e notebooks. A solução é baixar programas que recuperam arquivos deletados – que também servem para ‘PC’. E, novamente, ser ágil faz toda a diferença.

Os arquivos deletados são fragmentados em vários componentes, nunca sendo eliminados por completo do dispositivo. Seja através de mobile ou um computador, há programas que podem ser instalados e ajudam na recuperação dos arquivos de forma simplificada.

Confira seu backup

Muitas pessoas têm backups automáticos dos seus arquivos e não sabem disso. Por isso, se há algum tipo de cópia de segurança desses elementos procure sempre no destino em que eles foram salvos. Em alguns smartphones isso é feito de forma automática e colocado na nuvem.

Empresas, principalmente, precisam de alguma solução do gênero, quando falamos de arquivos de extrema importância. Assim, é sempre possível dar uma olhada nos backups que podem manter uma cópia idêntica do arquivo que fora perdido.

Previna-se contra a exclusão

Os métodos acima mostram que, se você deletou um arquivo sem querer, e busca uma solução, terá neles a sua recuperação. Em grande parte das situações um ou mais programas podem ajudar a ter novamente aplicações preciosas que foram deletadas.

Para se prevenir contra a exclusão acidental, o importante é sempre possuir backups, principalmente baseados em nuvem. Isso é indispensável no mundo corporativo, mas pode ser uma solução pontual até mesmo para pessoas que têm muitos arquivos importantes.

Na nuvem, caso ocorra um problema com o dispositivo, você poderá recuperar todos os dados com um novo celular ou computador. Além de evitar a perda momentânea, ainda evita que coisas importantes da sua vida ou empresa sejam completamente deletados.

Conheça as soluções em cloud backup que trazemos para quando você deletar um arquivo sem querer, possa recuperar de forma rápida, fácil e integrada. Acesse, Elo Backup.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins