Armazenamento de dados: Quais são os diferentes tipos?

Armazenamento de dados: Quais são os diferentes tipos?

Quando o assunto é armazenamento de dados, é natural que as pessoas se preocupem inicialmente com o espaço de armazenamento disponível.

Contudo, nós estamos em uma época caracterizada por uma ampla oferta de locais destinados a guardar arquivos digitais. Nesse ponto, é importante saber que existem diferentes tecnologias relacionadas aos dispositivos de armazenamento.

Com essa informação em mente, fica muito mais fácil escolher qual é o melhor destino para determinado tipo de arquivo. Na sequência, você conhecerá os principais detalhes sobre as categorias de armazenamento de dados. Acompanhe!

Armazenamento de dados via mecanismo magnético

Neste caso, o armazenamento ocorre em drives, dispositivos que se conectam aos computadores de diferentes maneiras. Antigos, esses dispositivos exibem uma história que se confunde com a da evolução dos computadores.

Basta lembrar que um dos primeiros dispositivos magnéticos de armazenamento foram os praticamente esquecidos disquetes. Os discos rígidos (HDs), as fitas K-7 também são ótimos representantes dessa categoria.

Alguns desses dispositivos mantêm uma larga utilização entre os usuários. O HD é um exemplo disso. Com relação à tecnologia em si, as etapas de leitura e gravação incidem justamente no corpo magnético de cada dispositivo.

Armazenamento via mecanismo óptico

Durante a década de 1990, a gravação digital dos dados se popularizou por meio do formato óptico. Foi nessa época que os vinis começaram a ser substituídos pelos CDs (compact disc).

Mesmo com o espaço perdido para o Mp3 e similares, os CDs continuam em uso. Outros dispositivos de armazenamento óptico são:

  • DVD;
  • Blu-Ray — com qualidade de resolução bem acima da que é apresentada por um DVD.

Nessa modalidade de gravação e reprodução, o processo é bem-sucedido devido a um raio laser específico, que “varre” uma determinada área da mídia.

Armazenamento magnético e óptico

Sim, já pensaram e lançaram dispositivos que reúnem os dois tipos de armazenamento de dados mencionados anteriormente. Com essa junção tecnológica, as mídias expandem suas possibilidades, já que a superfície delas pode gravar dados mais de uma vez.

Para ficar mais claro, você só precisa se lembrar dos CDs e DVDs regraváveis. Um destaque do armazenamento magneto-óptico é o WORM. Embora não seja regravável, ele é versátil por oferecer leitura infinita dos dados armazenados.

Armazenamento eletrônico de dados

Devido ao potencial agregado, pode-se dizer que, ao lado da nuvem, o formato eletrônico é o futuro do armazenamento de dados. A eficácia dos dispositivos que usam essa tecnologia se deve à ausência de movimentos. Logo, não há a necessidade de um feixe de luz passando pela superfície, por exemplo.

Por essas e outras razões, o SSD é o substituto natural do HD. Além de mais leve, o primeiro ainda oferece uma velocidade de leitura dos dados muito superior em relação ao segundo.

Apesar de todo esse desempenho, vale frisar que o preço de um SSD ainda é muito caro em comparação ao de um HD. Por fim, em termos de segurança das informações guardadas, uma solução bem-vinda é o armazenamento de dados em nuvem.

Na nuvem, o risco de perda do backup é quase zero. Afinal, não se trata de um dispositivo físico, que invariavelmente apresentará defeito em algum momento. Quando pensar em armazenamento de dados, lembre-se disso.

Por falar em backup em nuvem, que tal conhecer o Elo Backup? Essa é uma solução de backup segura, eficaz e com tecnologia de ponta. Acesse o nosso site e confira você mesmo!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins