Backup Incremental X Diferencial: Quando devo utilizar cada um?

Backup Incremental X Diferencial: Quando devo utilizar cada um?

Um fato inegável na vida de toda empresa é a necessidade de um backup. Como diz o ditado, existem dois tipos de pessoas no mundo da TI — aquelas que fazem backup e aquelas prestes a precisar de um.

No caso de mau funcionamento do sistema, ataques de hackers, infecções por vírus de computador, atividades de usuário mal-intencionados ou simplesmente um erro humano (exclusão acidental de dados), uma cópia de backup dos dados relevantes é a única maneira de evitar prejuízos. As cópias de backup são uma parte essencial da infraestrutura de TI de qualquer organização.

Simplificando, um backup é uma cópia completa de todos os dados relevantes do computador na empresa. No entanto, hoje em dia, a quantidade de dados é tão grande que a criação de backups pode levar um tempo considerável. É por isso que novos métodos foram inventados: o backup diferencial e o backup incremental.

No artigo a seguir, você vai conhecer mais sobre cada um desses tipos de backup e vai entender quando deveria utilizar um ou outro.

Boa leitura!

Backup diferencial

Quando uma empresa opera em uma grande quantidade de dados que está constantemente crescendo ou mudando (e faz isso diariamente), um backup completo é simplesmente impossível. O processo é demorado e geralmente ocupa muito espaço de armazenamento. Para resolver esse problema, foi inventado o método de backup diferencial.

O backup diferencial faz uma cópia apenas dos itens que foram alterados desde o último backup completo. Por exemplo, um backup completo foi realizado no domingo. Em seguida, na segunda-feira, o backup diferencial copia os itens que foram alterados ou adicionados desde o domingo. Na terça-feira, o trabalho recebe apenas uma cópia dos dados alterados desde o domingo, etc. O ciclo é repetido até que o próximo backup completo seja executado.

Pontos positivos:

  • O processo é muito mais rápido que um backup completo, pois só é necessário copiar o que foi alterado.
  • A própria cópia de backup ocupa muito menos espaço de armazenamento do que quando uma cópia completa é criada todos os dias.

Pontos negativos:

  • O tamanho da parte diferencial dos dados aumenta com cada ciclo. Se o ciclo é longo (por exemplo, o backup completo é realizado uma vez por mês e o diferencial é feito todos os dias), no final, o tamanho do arquivo pode ser bastante grande e o processo em si longo.

Backup incremental

No caso do backup incremental, é realizada uma cópia dos itens alterados ou adicionados desde a última tarefa de backup incremental. Por exemplo, o backup completo foi executado, como no exemplo anterior, no domingo. Na segunda-feira, o trabalho incremental entra em ação e faz backup de todos os dados que foram alterados desde o domingo. Na terça-feira, o trabalho recebe uma cópia de todas as mudanças desde segunda-feira, na quarta-feira, ele faz o backup de todas as mudanças desde terça-feira e assim por diante.

Em outras palavras, o processo funciona em cadeia, criando a cópia dos dados modificados ou adicionados desde a última tarefa de backup, e não desde o último backup completo.

Pontos positivos:

  • O processo de backup é ainda mais rápido que o trabalho diferencial, sem mencionar o backup completo. É, na verdade, tão rápido que pode ser realizado a cada hora ou até mesmo minuto.
  • Cada iteração da tarefa de backup copia apenas os dados que foram alterados. Portanto, apenas uma pequena quantidade de armazenamento é necessária a cada vez.

Pontos negativos:

  • Em alguns casos, o software de backup requer todas as interações do backup incremental para restauração de dados. Se uma das peças estiver faltando, a restauração é impossível.
  • O processo de restauração pode levar algum tempo, pois o software precisa reconstruir os dados a partir de peças incrementais separadas e também da última peça de backup completo.

Quando devo utilizar cada um?

Na era da nuvem, parece que o backup incremental é a melhor escolha para a maioria das empresas — ele é rápido, extrai uma pequena quantidade de dados e pode ser executado mesmo em tempo real.

Se você adicionar versões avançadas de dados e processos de recuperação sofisticados que reconstruam as informações perdidas muito mais rapidamente, mesmo sem todas as peças incrementais, você terá uma ferramenta robusta que atende o tempo todo.

O backup diferencial, no entanto, é mais seguro se você faz backup local, uma vez que a perda de informações e a restauração de backup dependem de menos pedaços.

Sobre a Flexa

Se você realmente está preocupado com a segurança das suas informações, conheça as soluções de backup e recursos computacionais que a Flexa pode oferecer para a sua empresa. Acesse nosso site e saiba mais!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins