Recuperar dados de HD? O que fazer?

Recuperar dados de HD? O que fazer?

Ao mesmo tempo em que a modernidade nos proporcionou facilidades, ela nos trouxe também novas dores de cabeças. Enquanto equipamentos como HDs permitem boas formas de armazenamento de arquivos, eles acabam estando sujeitos a problemas que podem ocasionar em perda de dados. E nesta situação, muita gente se pergunta: como recuperar dados de HD? O que fazer? Isso é possível e este texto te dará algumas dicas sobre o tema.

O que pode causar a perda de dados em um HD?

O Hard Disk (HD), ou Disco Rígido em português, pode enfrentar vários problemas de hardware ou software. Apesar de não ser muito comum em equipamentos modernos e de boas marcas, o HD pode parar de funcionar momentaneamente. Isso geralmente causa uma perda de parte dos documentos, programas e informações que estão salvas no disco.

Também existem os casos onde as informações foram apagadas por engano pelo próprio usuário. Na ânsia de liberar espaço do disco rígido, algumas pessoas acabam deletando arquivos importantes sem querer e nem perceber.

Nos casos mais graves, pode ocorrer o apagamento de praticamente todo o HD. Sãos as situações de HDs queimados (geralmente por causa de questões elétricas) ou corrompidos. Esta segunda ocasião pode ocorrer por decorrência de vírus, por exemplo.

Como recuperar dados de um HD?

A menos que os próprios arquivos tenham sido corrompidos, é bastante possível recuperar dados de um HD. Atualmente são vários os softwares que realizam essa recuperação de dados. Um dos mais utilizados e que melhor executam a função é o EaseUs Data Recovery Wizard. Ele está disponível gratuitamente e pode ser usado para reaver imagens, áudios, documentos, vídeos e até e-mails.

Para utilizar o programa basta baixar o software e iniciar a aplicação. Logo no começo, o programa pedirá para que você selecione em qual local estavam os arquivos que precisam ser recuperados. Além do HD interno, podem ser recuperados arquivos de pen-drives e HD externo.

Caso uma primeira varredura não encontre o arquivo que você procura, o EaseUs Data Recovery Wizard possui uma opção de busca profunda. Ela é mais demorada, porém, pode ser mais efetiva dependendo do que ocorreu com os dados que sumiram.

Como evitar a perda de dados em um HD?

Como todos os equipamentos elétricos é preciso ter um cuidado especial com os HDs. Eles são uma peça chave dos computadores e armazenam não somente programas e arquivos de trabalhos, mas também documentos pessoais muito importantes para nós. Por isso é preponderante possuir cuidados como:

  • Utilizar softwares de verificação: são vários os programas que analisam o estado do HD. Eles realizam uma varredura no equipamento e verificam se existem setores defeituosos que podem comprometer o funcionamento da peça;
  • Utilizar antivírus: os antivírus são de suma importância para um HD. Além de proteger contra possíveis invasões e roubos de informações, eles evitam que malwares corrompam e inutilizem arquivos registrados no disco rígido;
  • Realizar backup em nuvem: uma solução que tem evitado a perda de arquivos é o chamado “cloud computing”. Conhecido como “computação em nuvem” no português, a tecnologia se transformou na salvação quando o assunto é armazenamento de informações. A nuvem garante não apenas o backup do arquivo, mas também dá proteção contra vírus e outros problemas causados por questões de software e hardware.

Os serviços em nuvem são considerados indispensáveis atualmente. A Flexa Cloud Brasil é especialista nestes serviços e pode ajudar a sua empresa a ter segurança e praticidade no acesso a dados. Acesse nosso site https://flexa.cloud/ , conheça nossos serviços e entre em contato conosco para realizar um orçamento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins