Armazenamento X Backup em nuvem: Qual a diferença entre os dois?

Armazenamento X Backup em nuvem: Qual a diferença entre os dois?

Quem já passou pela terrível experiência de perder seus arquivos logo se lembra da importância de um backup. Ao pensar nisso, muitos usuários recorrem a soluções de armazenamento em nuvem, como o Google Drive. Mas você sabia que essa é uma solução diferente do backup em nuvem?

Se, até agora, você também achava que armazenar e fazer backup na nuvem eram a mesma coisa, não se assuste. Na verdade, trata-se de um equívoco bem comum entre muitos usuários de internet.

O problema é que esse desconhecimento faz com que muitas pessoas utilizem um serviço incapaz de suprir todas as suas necessidades. Pensando nisso, nós vamos apresentar os aspectos que distinguem o armazenamento do backup em nuvem. Acompanhe!

Para que serve o armazenamento em nuvem?

Existe uma espécie de tática antiga, mas ainda usada com relativa frequência: enviar arquivos a si mesmo por e-mail. O intuito do armazenamento em nuvem consiste em justamente facilitar esse processo.

Além disso, esse tipo de solução mantém todos os arquivos enviados em um só local. Isso flexibiliza o acesso, pois basta ter um dispositivo conectado à internet para acessar a conta e os arquivos desejados.

Essa é uma característica muito bem-vinda, tanto em termos práticos quanto organizacionais. Afinal, o usuário não precisa ficar tentando lembrar em qual pendrive, por exemplo, ele deixou um arquivo específico.

Por sinal, o próprio pendrive ganha outras utilizações, já que existe a opção de um armazenamento virtual. Some-se a isso o fato de que os pendrives são itens de hardware. Portanto, eles podem apresentar defeito físico a qualquer momento.

Basicamente, isso significa que arquivos importantes ficam sob um risco de perda permanente. A mesma ameaça paira sobre os HDs externos — pelo mesmo motivo mencionado anteriormente.

Por fim, o uso da nuvem também prevê uma excelente economia de espaço no drive do seu computador. Há, entretanto, um problema, pois esse armazenamento não oferece algo básico — presente apenas na solução comentada a seguir.

Qual é o diferencial de uma solução de backup em nuvem?

Independentemente do local, o backup se refere à cópia dos arquivos, o que não é proporcionado por um simples armazenamento. Alocar documentos importantes na nuvem é, sem dúvida, mais seguro do que mantê-los exclusivamente em servidores físicos. Mas e se não houver cópias de segurança?

Caso você seja dono de uma empresa, a necessidade de um backup se torna ainda mais imprescindível. Ao usar a nuvem como espaço de criação dessas cópias você se protege em dobro. Em primeiro lugar, os dados não ficarão expostos à vulnerabilidade dos dispositivos de hardware.

Em segundo, é possível programar a renovação do backup. Dessa forma, você não precisa se preocupar em para o que estiver fazendo para atualizar os arquivos a serem copiados. O serviço cria históricos de todas as modificações, que podem ocorrer diariamente, se você preferir.

Observe, assim, que o problema do armazenamento é o risco iminente de perda de arquivos. Não raro, muitos usuários perdem arquivos importantes por desconhecerem o funcionamento de certos serviços na nuvem.

Não basta armazenar. É preciso criar cópias de segurança de arquivos insubstituíveis. Daí a importância do backup em nuvem. Seja você um empresário ou não, essa solução jamais deve ser ignorada.

Como você viu, o backup em nuvem permite a recuperação de todos os seus arquivos. Não perca mais tempo e conheça as nossas soluções, que se adaptam perfeitamente a todas as suas necessidades!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins