Quais os cuidados que você deve ter ao utilizar o backup em nuvem?

backup em nuvem da importância a aplicação na segurança dos dados da sua empresa

Ao contrário do que se imagina, as redes de cloud computing são extremamente seguras. Isso porque as empresas que controlam o sistema investem continuamente na atualização dos recursos de segurança dos arquivos. Mesmo assim, o uso do backup em nuvem requer alguns cuidados.

Para conhecer as principais precauções desse tipo de backup, continue a leitura!

Conheça a localização dos servidores da nuvem

Um erro comum dos empresários se refere ao desconhecimento das diferentes regulamentações internacionais de armazenamento de dados. De acordo com legislações locais específicas, o acesso aos dados pode ser liberado mediante determinadas normas.

Portanto, é importante que você saiba exatamente qual é o risco de violação de privacidade a que estará exposto. Naturalmente, isso também se vincula aos dados fornecidos pelos clientes do seu negócio. Estar ciente sobre todos esses detalhes pode evitar profundas crises futuras, ligadas ou não ao público da sua empresa.

Determine o nível de acesso de cada colaborador da empresa

Outro passo substancial são as autorizações de acesso aos dados da nuvem. Caso um determinado arquivo tenha de ser recuperado, não é qualquer colaborador que deve fazê-lo.

É preciso delegar essa autoridade a pessoas específicas, o que também varia de um departamento para outro. Os setores não precisam visualizar os arquivos relacionados a outros departamentos, por exemplo.

Seguindo o mesmo raciocínio, basta seguir a linha hierárquica da empresa. A partir dos cargos fica mais fácil delimitar o perímetro de acesso de cada funcionário.

Essa restrição se faz ainda mais necessária se houver alta rotatividade de funcionários em um dado setor. Portanto, o tempo de empresa também inspira confiança na hora de fornecer senhas de acesso.

Redobre o controle de acesso

Além de uma senha complexa (com caractere especial, letras e números), é aconselhável o uso da autenticação de dois fatores. Se por acaso a senha for descoberta, o acesso à nuvem ainda ficará resguardado.

Certifique-se de que o serviço de backup oferece um completo sistema de segurança

Para ser completo, esse sistema de segurança deve proteger qualquer arquivo que a empresa enviar para a nuvem. Logo, ele deve ser capaz de evitar qualquer tentativa de:

  • interceptação feita por hackers;
  • mudanças na criptografia dos arquivos;
  • execução de scripts maliciosos, como um ransomware.

Diante de algum imprevisto, você também precisa ter a certeza que poderá contar com um bom e ágil suporte técnico

Crie uma rotina eficiente de atualizações de backup

Por fim, é necessário que as cópias de segurança sejam atualizadas com a frequência ideal. Conforme o volume de dados em questão, esse processo pode levar mais ou menos tempo.

Por isso, é preciso que os horários das rotinas de atualização sejam bem planejados. O mesmo cuidado se aplica à frequência de atualização. Uma semana? Um mês? Isso depende da urgência e relevância de cada renovação.

Com esses cuidados básicos, é possível utilizar o backup em nuvem tranquilamente. As demais medidas ficam a cargo da própria empresa fornecedora do serviço.

Aproveite para acessar o nosso site e ficar por dentro das nossas soluções em cloud para a sua empresa! Conosco, o seu backup será simplificado, seguro e com criptografia de ponta!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins