Qual a diferença entre backup e storage na nuvem?

Qual a diferença entre backup e storage na nuvem?

A cloud computing veio para ficar e modificou diversas rotinas do mundo empresarial. Uma das principais mudanças diz respeito à forma como as empresas passaram a realizar as cópias de segurança dos seus dados. Já há algum tempo, o destino mais comum desses arquivos é a nuvem. Mas qual seria a diferença entre um backup e um storage na nuvem?

Há quem confunda a função de cada um desses serviços. No entanto, a maior semelhança fica por conta da utilização da própria nuvem. No mais, existem distinções bem consideráveis.

Para deixar esse tema menos nebuloso, nós vamos explicar o que diferencia um backup na nuvem do storage na nuvem. Confira!

O que é um backup em nuvem?

Existem diferentes destinos para as cópias de segurança dos seus arquivos. Você pode enviá-los para um simples pendrive ou HD externo, por exemplo.

Como uma empresa tende a gerar um volume de dados considerável, ela precisa enviá-lo a um local mais amplo. Os servidores em nuvem são uma ótima opção.

Afinal, esse serviço garante que informações inestimáveis fiquem alocadas em servidores altamente protegidos contra invasões de criminosos. Além disso, a nuvem livra a empresa de se preocupar com a cara manutenção dos servidores internos.

Controlado via software, o backup em nuvem é configurado para executar as rotinas necessárias à demanda de cada organização. Todo o fluxo de arquivos entre a empresa e o servidor passa por um método de criptografia altamente seguro.

Além disso, esse tipo de backup costuma oferecer agilidade tanto no envio quanto na recuperação dos dados. Para isso, basta que o serviço prestado conte com um sistema de compressão de dados. Dessa forma, o tempo necessário para a conclusão de cada backup é bem reduzido.

O que é um storage na nuvem?

Para começar, basta dizer que o storage não é voltado à criação de cópias de segurança dos arquivos da empresa. Na verdade, esse serviço é direcionado ao compartilhamento de informações.

O storage também tem como característica a simplificação do acesso a essas informações. Com uma sincronização efetiva, o sistema possibilita que diversos usuários consigam obter os mesmos arquivos ao mesmo tempo.

Como não há cópias, e sim apenas compartilhamento simultâneo de arquivos, é necessário tomar muito cuidado ao gerenciá-los. Isso porque a exclusão de um desses conjuntos de dados da fonte fará com que ele desapareça dos demais locais. Muitas vezes, a perda pode ser irrecuperável.

Quais são as demais diferenças entre esses serviços?

Enquanto os backups seguem rotinas programadas, os storages salvam somente os dados que forem inseridos de forma manual nas pastas do sistema.

Além disso, os backups costumam conter mais de uma versão de um determinado arquivo. No storage, o arquivo disponibilizado sempre corresponderá àquele que recebeu as atualizações mais recentes.

Como preza a segurança, os serviços de backup são pautados em processos de criptografia de dados. Isso inviabilizaria o compartilhamento dos arquivos, motivo pelo qual os storages não contam com esse recurso.

Ao observar todas essas particularidades, as diferenças entre o backup e o storage na nuvem ficam bem evidenciadas. Também é possível notar que ambos os serviços são úteis. A utilização dependerá da demanda de cada empresa e dos tipos de arquivos usados. O fato é que não é preciso gastar muito para ter à disposição um backup em nuvem dinâmico, simples, objetivo e seguro.

Ainda em dúvida quanto à melhor solução? Acesse o nosso site e conheça um software de backup em nuvem desenvolvido exatamente para a sua empresa!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins