Você já ouviu falar em Backup e Restore?

Você já ouviu falar em Backup e Restore?

Segurança e resgate dos dados são coisas indispensáveis para uma empresa. É através desses dois pressupostos que se evita qualquer tipo de problema. Por isso, vale a pergunta: você já ouviu falar em backup e restore? São duas ações complementares que visam exatamente isso – permitir que suas aplicações, dados e informações sejam resgatáveis e estejam seguras.

Mas, efetivamente, como funciona cada um deles? É preciso esmiuçar suas características para que gestores e setores de TI entendam a importância de utilizar essas ações, que já são práticas rotineiras em grandes empresas das mais variadas áreas e portes. Se você ainda não ouviu falar em backup e restore, o presente artigo tratará sobre isso.

Backup: cópia de segurança

Primeiramente vamos começar com o backup – um termo que é relativamente conhecido por grande parte das pessoas. Sua definição parte de uma ação que visa fazer uma cópia idêntica dos seus dados, informações e arquivos do sistema, levando-os para outra mídia, seja ela física (como um computador) ou digital (baseado na nuvem).

Atualmente, a maioria dos backups é feito em cloud (nuvem), pois não necessita de hardwares (máquinas) físicos, o que diminui gasto com infraestrutura e espaço. O backup pode ser definido pela própria pessoa em relação a quais serão os elementos a serem copiados, quando ocorrerá esse processo, entre outras características.

Restore: a restauração da armazenagem

Em contrapartida, o restore pode estar alheio do cidadão comum. Isso porque ele é um processo um pouco mais técnico, mas que não é nada difícil de entender. Podemos resumir o restore como a utilização de dados que foram armazenados anteriormente, através de um backup, por exemplo, restaurando-os para um computador ou aplicação (site).

Em outras palavras, o restore é o ato de pegar o que foi salvo pelo backup e, de maneira rápida e integrada, recuperar e aplicar o que foi perdido. Dessa forma, esse tipo de processo é intimamente ligado ao que descrevemos anteriormente, sendo complementar e importantíssimo para a segurança – e, claro, restauração de dados, arquivos e informações.

Demais características

Para que ambos funcionem em conjunto, é preciso entender outro ponto: uma boa política de backup facilita e integra o restore, tornando-os indispensáveis para que sua empresa não perca tempo ou processos valiosos durante a recuperação. Assim, é preciso compreender os seguintes pressupostos:

– A contratação de um backup e restore deverá ser feito com uma empresa que tenha credibilidade em ambos os assuntos, pois isso agiliza toda a ação;

– É preciso testar se os backups estão armazenando sempre o arquivo que será aplicado ao restore, pois em muitos casos, atualizações fazem com que os dados resgatados não sejam aplicáveis a atual estrutura do site ou da máquina, por exemplo;

Para que ambos possam maximizar a proteção, segurança e resgate de qualquer tipo de informação, é preciso utilizar de métodos modernos, como soluções em nuvem. São elas que permitem, na grande maioria dos casos, ter a centralização de tudo em apenas um local, permitindo um backup eficiente e um restore fácil de ser aplicado, até mesmo por quem não tem familiaridade com o assunto.

Quer ter serviços como esse junto a uma empresa com mais de uma década de mercado? Entre no nosso site e conheça as soluções. Não deixe de conferir: www.elobackup.com.br


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins