Backup Diferencial X Incremental: Qual a diferença entre os dois?

Backup Diferencial X Incremental: Qual a diferença entre os dois?

Muitas informações geradas pelo seu negócio apresentam valor inestimável e, portanto, devem ser preservadas. Contudo, não basta apenas realizar cópias de segurança desses arquivos, pois esse processo precisa ser feito de uma forma estratégica. Então, surge a necessidade de optar pelo backup diferencial ou incremental. Mas você qual é a diferença entre eles?

Essas modalidades de backup dizem respeito às cópias de segurança que serão realizadas. Para saber qual delas atende melhor às necessidades da sua empresa, é preciso conhecer as peculiaridades de ambas.

Continue a leitura e conheça as principais diferenças entre esses dois tipos de backup!

Backup incremental

Esse tipo de backup se refere à cópia dos dados alterados na atualização mais recente dos arquivos. Assim, o backup incremental é mais enxuto, quando comparado ao modo full (completo).

Essa característica facilita o armazenamento dos dados, além de exigir uma quantidade inferior de memória. Depois de um primeiro backup completo, o sistema passa a copiar apenas as modificações dos conjuntos de dados trabalhados.

Na hora de restaurar os arquivos, entretanto, o backup incremental tende a demorar. Isso porque, em um primeiro momento, o processo de recuperação envolve uma busca efetuada na versão completo dos arquivos. Para finalizar a restauração, o sistema acrescenta as atualizações ligadas ao backup incremental.

O grande problema desse backup é que ele pode causar confusão entre os colaboradores. Isso acontece porque a empresa pode ficar com um excesso de arquivos recuperados. Além do arquivo gerado pelo backup completo, outros serão oriundos de cada backup incremental.

Por outro lado, é possível automatizar o processo de recuperação dos arquivos incrementais de maneira inteligente e clara. Conforme a qualidade do software usado para o backup em nuvem, o sistema facilita a vida dos usuários.

O tempo total para conclusão da restauração dos dados ainda pode se estender um pouco. Porém, nenhum funcionário terá de avaliar todos os arquivos à procura da versão ideal.

Backup diferencial

Essa forma de backup também copia todas as atualizações realizadas (a partir do backup completo). No entanto, o processo não se limita a copiar as alterações, estendendo-se para o conjunto total de dados.

A primeira consequência disso é a necessidade de maior espaço para o armazenamento. Além disso, o tempo para a conclusão também é mais amplo do que aquele exigido pela concretização das cópias incrementais.

A vantagem do backup diferencial aparece no momento de restaurar os arquivos. Como os arquivos são copiados integralmente nos servidores, a recuperação depende somente das cópias mais recentes. O procedimento considera a última versão completa e modificada de cada arquivo.

Qual seria o melhor tipo de backup?

A definição da melhor rotina de backup dependerá das necessidades diárias de cada empresa. Além disso, a efetividade do modelo de backup selecionado está intimamente ligada à infraestrutura do próprio serviço de backup.

Desse modo, a sua empresa deve levar em conta a possibilidade de usar um backup em nuvem seguro e ágil. Essa também tende a ser a melhor escolha para as organizações que precisam de muito espaço de armazenamento de dados. Essa vantagem se aplica tanto ao backup diferencial quanto ao incremental.

Então, que tal conhecer um software de backup em nuvem completo e confiável? Acesse o nosso site e confira o que nós podemos fazer por você e sua empresa!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins