Qual a diferença entre o backup tradicional e o backup em nuvem?

Qual a diferença entre o backup tradicional e o backup em nuvem?

O ano de 2019 mal começou e uma nova polêmica relacionada a privacidade dos internautas foi anunciada. Cerca de 772 milhões de e-mails e senhas foram expostos em um fórum para hackers, colocando em risco a perda de dados e arquivos. Com este recente ocorrido, foi provada mais uma vez a importância de um backup, principalmente nas empresas.

A perda de arquivos e dados é um perigo real, o qual todos estão sujeitos. Tendo isso em mente, cada vez mais as empresas têm investido em backups para evitar que isso ocorra. Ainda assim, muitos gestores não saibam qual a diferença entre um backup tradicional e o backup em nuvem, e qual opção é a mais vantajosa para o seu negócio.

Este é seu caso? Então continue fazendo a leitura deste artigo e descubra!

Entendendo a diferença

O backup tradicional, também conhecido como backup físico nada mais é do que servidores físicos conectados em discos externos e torres ligadas a no-breaks, que garantem a segurança e proteção de todos os dados, mesmo quando ocorrem quedas de energia. Costumam ser instalados em salas próprias e escuras.

A principal vantagem do backup tradicional é o seu monitoramento constante. Entretanto, apesar de seus benefícios, o backup físico possui um custo mais elevado, além da necessidade de requerer uma equipe de profissionais especializada na manutenção.

Já o backup nuvem cloud é um serviço que consiste na cópia de dados para um servidor remoto, fazendo uso da internet, sem a necessidade de qualquer estrutura física dentro da companhia. Durante os processos de cópia e armazenamento, os dados são criptografados, mantendo assim, a sua segurança.

No backup em nuvem os dados podem ser acessados a qualquer momento e em qualquer lugar. Isso significa que, se você não estiver presente na empresa e precisar verificar um arquivo específico, basta acessa a internet e inserir os dados do login – que são intransferíveis.

A cópia dos dados ocorre diariamente, em um horário estabelecido. Com isso, não há a preocupação de fazer o serviço de forma “manual”.

Apesar de suas diferenças, tanto o backup tradicional quanto o backup em nuvem são seguros e proporcionam tranquilidade para a empresa. Contudo, é importante destacar que o modelo físico de backup tem se mostrado obsoleto, na medida em que a tecnologia avança.

Uma vez que esta opção vem se mostrado mais antiquada, ela também representa um custo maior. Conforme apontamos ao longo do artigo, o backup nuvem cloud é flexível, não dependendo de estruturas físicas, o que faz dele uma escolha mais acessível.

Outro ponto que faz do backup em nuvem mais vantajoso são os planos oferecidos, atendendo tanto micro e pequenas empresas às companhias de grande porte.

A Elo Backup é uma excelente opção para backup em nuvem. A solução conta com planos diversificados, ideias para todas as necessidades empresariais. Sendo assim, seja qual for o seu negócio, nós teremos o pacote ideal para você. Acesse o site da Elo Backup e conheça os serviços: https://elobackup.com.br/planos/

Não sabe como migrar para nuvem? Nós te ajudamos. Confira: https://flexa.cloud/


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins