Backup Gerenciado: Qual a sua importância?

Backup Gerenciado: Qual a sua importância?

A importância do backup é algo indiscutível. Afinal, nunca se sabe o que pode acontecer com os seus arquivos. Em caso de perda dos originais, basta restaurar o conteúdo por meio das cópias de segurança. Mas para que o processo seja realmente bem-sucedido, você precisa contar com um backup gerenciado.

Esse gerenciamento é essencial para que a segurança dos arquivos seja checada com regularidade. Assim, o usuário tem a certeza de que todos os dados estarão disponíveis quando necessário.

Na sequência, você ficará por dentro dos detalhes que tornam esse processo tão importante para o backup da sua empresa. Confira!

Por que a sua empresa precisa de um backup gerenciado?

Para realizar um backup, basta copiar os arquivos em um HD externo, pen drive ou qualquer outro dispositivo. O backup em nuvem, inclusive, apresenta-se como a melhor solução.

A grande questão é que não basta copiar. Na verdade, o serviço de backup oferecido deve ser capaz de restaurar os dados de forma simples e eficaz. Do contrário, o serviço se torna incompleto.

É aí que entra a importância de se gerenciar o backup. O gerenciamento visa identificar possíveis falhas com a maior antecedência possível.

Se o backup demorar mais do que o tempo habitual, por exemplo, é necessário constatar qual foi o motivo. Sem um serviço com backup gerenciado, muitos problemas como esse podem ser ignorados.

O problema é que um pequeno deslize durante a execução das cópias de segurança pode comprometer a integridade dos arquivos. Nenhuma empresa que se preze pode se dar ao luxo de deixar arquivos insubstituíveis sob qualquer tipo de risco. Logo, é fundamental monitorar tudo o que acontece durante um backup.

Caso a demora na conclusão de um backup seja ignorada, ela pode se ampliar no decorrer da próxima atualização dos dados. Com o tempo, o problema se transforma em uma bola de neve. Com um gerenciamento efetivo, os erros são detectados e solucionados antes de causarem grandes danos às empresas.

Quais são os cuidados ao contratar um serviço de backup gerenciado?

Esse monitoramento dos processos de backup é recomendável para as empresas de qualquer porte. No entanto, ele se faz ainda mais necessário para as micro e pequenas empresas.

Afinal, essas organizações não costumam ter equipes de TI. Então, elas contratam as soluções ofertadas por empresas especializadas. Na hora de se decidir pela melhor solução, é importante considerar o nível de parceria proporcionado pela empresa prestadora do serviço.

Entre outros aspectos, isso significa que deve haver um suporte dedicado à supervisão do backup. Além de determinar políticas adequadas para a execução do serviço, é preciso que haja plena garantia de funcionamento. Tudo isso também deve ser detalhado via emissão relatórios.

A manutenção de um backup gerenciado exige muita atenção e tempo disponível. Com um software de backup seguro, eficaz e facilmente acessível, a sua empresa não precisa se preocupar. Assim, os gestores podem voltar os olhos para outras áreas do negócio, particularmente aquelas que são lucrativas para a empresa.

Para conhecer a melhor solução de backup em nuvem gerenciado e se surpreender com os resultados, acesse o nosso site agora mesmo!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins