Backup em Nuvem Corporativo: Sua empresa está preparada?

Backup em Nuvem Corporativo: Sua empresa está preparada?

Que a computação na nuvem é o futuro você já sabe. A cloud computing está em todo canto e crescendo a cada segundo devido aos milhares benefícios e facilidades que traz a uma empresa.

Essa etapa da transformação digital é uma das mais trabalhosas quando não é realizada com o apoio de uma equipe especializada na área, e neste artigo iremos explicar as principais dúvidas sobre sua empresa estar preparada ou não para o backup em nuvem corporativo. Confira!

1. Você já fez as contas do investimento?

Antes de realizar o backup em nuvem corporativo, leve em conta todo o orçamento que será necessário para efetivar essa operação. Dependendo da modalidade escolhida, você terá que desembolsar com o processo de transição, espaço de armazenamento, além de treinar os seus colaboradores para tirarem maior proveito dessa nova realidade que fará parte da sua empresa.

O preço dos serviços de cloud computing variam de região para região, consulte os valores na sua e veja uma forma de encaixar na sua renda disponível.

2. A sua equipe está treinada para isso?

Antes que o sistema comece a funcionar, é necessário que toda a companhia esteja alinhada com esse método de armazenamento. Há três pilares básicos que regem o backup em nuvem: Integridade, Disponibilidade e Confidencialidade. Eles servem para garantir a segurança dos dados, ao mesmo tempo que os mantém sempre disponíveis a quem requisitar acesso.

No entanto, de nada adianta o maior sistema de segurança se os recursos humanos são falhos. São os seus colaboradores que irão operar os dados na nuvem, e cabe a você treiná-los e monitorá-los para que não tornem esse investimento uma fonte de gastos.

3. Já escolheu a sua nuvem?

Há três modalidades para escolher, as clouds públicas, privadas ou híbridas. Cada uma possui características próprias, e você deve conhecê-las muito bem para garantir que tomará uma boa decisão baseada na sua realidade e em seus objetivos. Confira a diferença resumidamente:

  • Pública: Você divide os custos com outros usuários e paga só pelo que usa;
  • Privada: É uma cloud única e exclusiva para a sua empresa. O custo é todo seu;
  • Híbrida: Utiliza as duas clouds dependendo da sua necessidade e do nível de segurança desejado.

Para escolher da maneira correta, converse com um especialista. Ele irá tirar todas as suas dúvidas e explicar detalhadamente a diferença entre cada modalidade.

4. Você conta com uma boa infraestrutura?

Não são necessários computadores poderosos para realizar um backup em nuvem corporativo, e essa é justamente uma das maiores vantagens. No entanto, o que você precisará, sem dúvidas, é de uma boa conexão com a internet.

Caso contrário, perderá muito tempo buscando por dados e operado na nuvem, afinal, ela está inteiramente na rede, e o seu acesso depende de uma boa internet.

Nós da Flexa Cloud Brasil somos especializados em backup em nuvem corporativo. Nossos especialistas estão disponíveis para responder a todas as suas dúvidas. Acesse a página site da Flexa Cloud.. Estamos ansiosos para ajudá-lo a pôr em prática a transformação digital na sua empresa.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins