5 prós e contras de fazer backup no HD externo

5 prós e contras de fazer backup no HD externo

Uma das maneiras mais convencionais de fazer o backup é através do HD externo. Essa mídia física com um tamanho específico, que atualmente tem um espaço médio de 500 GB e 1 TB, pode ser utilizada de várias formas. Sobretudo, com novos produtos e serviços, deve-se conhecer os prós e contra de fazer backup no HD externo.

Para muitas pessoas esse tipo de método é o único para fazer uma cópia segura dos arquivos. Mas, será que ele é necessário ou já se tornou defasado com a atual realidade digital? Separamos os 5 prós e contras de fazer backup no HD externo – permitindo, assim, que você encontre a escolha mais adequada para a sua realidade.

1. CONTRA: é uma mídia frágil

Como qualquer outra mídia física, o HD externo precisa de muito cuidado para não sofrer avarias. Exposição ao sol ou umidade, quedas e quebras de componentes, além da baixa durabilidade do seu sistema jogam contra. Isso porque, ao fazer o backup no HD externo, você ainda pode perdê-lo (lembre-se que eles são relativamente pequenos), ou pode ser furtado/roubado, fazendo com que as pessoas tenham acesso aos seus dados.

2. PRÓ: ideal para arquivos não importantes

Se você só deseja colocar fotos, documentos e outras aplicações que utilizam o espaço disponível, é possível ter o HD externo como uma boa mídia. Geralmente as pessoas que usam esse método para fazer backup de arquivos não importantes, possibilitam um aumento do tempo de vida útil, não sofrendo com os problemas citados anteriormente, principalmente por serem utilizados com menos frequência.

3. CONTRA: armazenamento limitado

Uma das principais desvantagens do HD externo como backup é a limitação do espaço de armazenamento. Ou seja: chega uma hora, principalmente em empresas ou por profissionais que utilizam muito espaço para fazer cópias e guardar os arquivos de segurança, que é necessário comprar outro. E outro. No final, são várias mídias físicas que poderiam ser substituídas por apenas um serviço de backup em nuvem.

4. PRÓ: fácil de carregar e funciona ‘offline’

Outra vantagem do HD externo como backup é para quem está em um local ‘offline’ – ou seja, sem conexão à internet – e precisa acessar seus backups. Isso atua em conjunto com outro benefício, pois ele é fácil de carregar ou mesmo manter em locais de segurança. Contudo, como atualmente o mundo todo é conectado, dificilmente um local não tenha acesso à internet para fazer a gestão do backup em nuvem de maneira online.

5. CONTRA: tornou-se defasado em alguns casos

Para fechar os prós e contras de fazer backup no HD externo trazemos uma última situação, encontrada na maioria das empresas: a mídia se tornou defasada.

Isso porque ela não garante a mesma segurança, eficiência e facilidade que os backups em nuvem, principalmente pela necessidade de escalabilidade e compartilhamento entre vários usuários. Por fim, vale destacar que até mesmo pessoas físicas já optam por outros modelos de cópias, principalmente por acessarem seus backups nos mais variados dispositivos.

Quer a melhor proteção em backup para seus arquivos? Então conte com as soluções da Elo Backup, ideal para a máxima proteção e gestão de arquivos em um local feito sob medida. Não deixe de conferir Elo Backup.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins