Backup: Saiba como proteger seus dados durante esse processo

Backup: Saiba como proteger seus dados durante esse processo

Estamos produzindo mais dados do que nunca, com mais de 2,5 quintilhões de bytes produzidos todos os dias, segundo a IBM. São inúmeros gigabytes de dados sendo criados diariamente por pessoas e empresas, e esse número está crescendo rapidamente.

Não apenas estamos produzindo muitos dados, mas a tecnologia está avançando para criar novas fontes de dados — e as organizações precisam de soluções para não perder as informações valiosas que compartilham em tablets, smartphones e através das redes, nos sistemas e aplicações na nuvem.

Por isso, as tecnologias de backup e preservação de dados alcançaram novos patamares de complexidade e confiabilidade. Mesmo assim, é preciso estar atento para não perder dados.

No artigo a seguir, você vai conhecer 5 dicas de como proteger seus dados durante o processo de backup e nunca mais ter prejuízos com a perda de informações.

Boa leitura!

1 – Verifique seus backups

A única maneira de ter certeza de que você tem um bom backup é checar a integridade das informações restaurando os dados do backup. Você deve fazer disso uma parte regular da manutenção dos seus sistemas, especialmente se você utiliza mídias físicas para fazer o seu backup (o que não é recomendado).

Se o seu backup é feito na nuvem, crie uma rotina periódica de verificação das suas informações, digamos, uma vez por mês.

2 – Seja consistente

Como você faz backups? Você faz um backup completo de tudo, todos os dias? Você faz cópias completas nas noites de domingo e incrementais durante a semana? Ou talvez diferenciais em vez disso? Não importa o que você faz, desde que você faça de forma consistente.

Tentar executar métodos de backup diferentes em conjuntos distintos de dados, na tentativa de economizar tempo, dinheiro ou espaço de armazenamento na nuvem pode parecer uma boa ideia no papel, mas pode resultar em um desastre.

Além de aumentar a chance de fazer algo errado, quando se trata de restaurações, você deve tentar lembrar qual método foi usado para cada conjunto de dados.

3 – Segurança acima de tudo

Backups são valiosos. Eles contêm todos os dados críticos das suas aplicações, dos seus clientes e da sua empresa. Por isso, se você ainda faz backup físico, guarde os seus discos de restauração em um lugar seguro — como um cofre resistente a fogo, por exemplo.

Backups na nuvem são mais seguros nesse aspecto, mas é importante utilizar serviços confiáveis com datacenters seguros para não correr o risco de perder informações.

4 – Senhas

Proteja com senha seus backups e seu sistema de backup. Backups são tão importantes que podem comprometer a estabilidade da sua empresa de várias formas. Então é preciso proteger o acesso para não permitir que cibercriminosos ou pessoas sem a competência adequada ponham tudo a perder.

5 – Criptografia

Backups criptografados deixaram de ser um luxo há muito tempo, são o mínimo que a sua infraestrutura de segurança precisa ter. Então invista em serviços de backup com criptografia forte, que realmente protejam os dados sensíveis dos seus clientes e colaboradores.

Para que as suas informações estejam seguras e para evitar problemas catastróficos, um serviço de backup na nuvem é essencial. O Elo Backup é a solução ideal para preservar os dados da sua empresa na nuvem, com toda a segurança e simplicidade que você precisa.

Conheça os nossos planos e fique tranquilo! Acesse nosso site!.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins