Afinal, backup em HD externo é seguro?

Afinal, backup em HD externo é seguro?

No mundo corporativo, e até mesmo no uso doméstico, é muito importante que os usuários realizem backups de seus arquivos mais importantes. Estes backups nada mais são do que cópias de segurança que são acessadas em caso de perda, extravio ou danificação eletrônica dos dados originais presentes no computador. Para muitos, a opção mais comum de backup é o uso de um HD externo. Mas isso é realmente seguro?

Neste texto, iremos falar sobre as fraquezas e vulnerabilidades do backup de suas informações em HD externo. Confira!

Porque HDs externos oferecem riscos aos seus dados?

HDs externos são uma tecnologia bastante acessível e já consolidada, tanto entre o mercado corporativo, como para o usuário doméstico comum. Com transmissão de dados por portas USB 3.0 ou USB-C, estes dispositivos permitem uma rápida movimentação de arquivos entre o computador e o armazenamento externo.

Porém, assim como o HD interno de uma máquina pode estar sujeito a problemas de funcionamento, o HD externo sofre dos mesmos problemas, justamente porque funcionam com os mesmos princípios: um disco rígido magnético, ou seja, uma mídia física sujeita a impactos, intempéries, falhas mecânicas, instabilidades elétricas, campos magnéticos irregulares e outros problemas similares.

Os arquivos de algumas empresas podem valer milhares de reais, e perdê-los pode trazer um prejuízo realmente significativo. Se não faz sentido confiar apenas no HD interno de suas máquinas, também não vale a pena confiar apenas no HD externo. Afinal, embora esses dispositivos estejam cada vez mais baratos e com armamentos maiores, eles têm problemas relativos ao seu modo de funcionamento.

Com os dispositivos SSD, a história não é muito diferente. Embora não utilizem um disco giratório, como os HDs convencionais, os SSDs apresentam vida útil limitada e em algumas memórias, a quantidade de vezes que os arquivos podem ser reescritos também é restrita, inutilizando o dispositivo. Para um usuário doméstico, esse desgaste pode demorar anos, para uma empresa de intensa atuação, o uso é constante.

Além disso, tanto HDs externos como SSDs podem apresentar problemas de compatibilidade em máquinas com diferentes sistemas operacionais, entre outros erros, tanto de software, como de hardware.

A solução para o seu backup

Nos últimos dez anos, 46% dos usuários tiveram algum problema com perda de arquivos. Se HDs externos não são seguros para os backups dos usuários, qual seria a solução ideal? A solução está na nuvem.

O Cloud Computing é o serviço que armazena os seus arquivos de maneira segura, criptografada em data centers de qualidade mundial, com redundância e robustez de infraestrutura.

A Elo Backup é a solução perfeita de backup em cloud para o seu negócio, com melhor relação de custo/benefício, configuração, suporte e praticidade no uso. Seus dados estarão armazenados no AWS da Amazon, o maior data center do mundo, com certificados de segurança e redundância que garantem a proteção e a rápida acessibilidade de todos os seus dados.

A Elo Backup é uma solução Flexa Cloud Brasil. Acesse o nosso site e nossas redes sociais para saber mais sobre nossos serviços.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins