Qual a importância do monitoramento de aplicações em nuvem?

Qual a importância do monitoramento de aplicações em nuvem?

A mudança para aplicações na nuvem já é realidade em muitas empresas, motivadas pela oportunidade de aumentar a produtividade sem necessitar de gastos astronômicos. Entretanto, manter essa estrutura com alto rendimento e segurança também depende de uma estratégia de monitoramento dessas aplicações. Quer entender a importância desse aspecto para as aplicações em cloud? Nós vamos te explicar.

As vantagens da migração de processos operacionais para cloud são diversas, como o acesso remoto (de qualquer lugar e a qualquer hora), flexibilidade de custos, rotinas de backup, escalabilidade, entre outros ganhos. No entanto, é comum que não haja uma estrutura voltada para o monitoramento em nuvem, e isso pode colocar a sua estratégia em risco.

O monitoramento das aplicações em nuvem vai muito além das ferramentas básicas utilizadas pelas equipes de TI para controlar o ambiente e identificar comportamentos incomuns. É uma abordagem mais assertiva, seja em termos de design de rede, aplicações, fluxo de dados, infraestrutura, entre outras possibilidades.

É com base nesses processos de gerenciamento de ambiente que as equipes de suporte, TI e gestão coletam informações mais precisas para a tomada de decisão em ocasiões críticas e estratégicas.

Uma solução de monitoramento em nuvem também se destaca pela escalabilidade, ou seja, ela é capaz de se adaptar de acordo com o aumento da demanda de cada empresa.

Esse monitoramento não faz parte das estações de trabalho da empresa, o que permite que não haja problemas com indisponibilidade em relação a esses sistemas.

Um exemplo prático: se uma seguradora apresenta instabilidade em suas aplicações na nuvem, ela está sujeita a incapacidade de requisitos básicos (como fazer cotações e finalizar transações), o que pode acarretar em um prejuízo milionário.

Fazer esse monitoramento não é simples, mas na prática, ele funciona como um diferencial competitivo: a sua empresa é capaz de identificar falhas com maior agilidade, reduzindo o tempo de correção das mesmas e otimizando os processos para não comprometer o serviço oferecido ao cliente.

O que monitorar na nuvem?

Entre os pontos críticos de monitoramento, os servidores e sistemas operacionais (software e hardware) estão entre os principais deles. Afinal, eles influem diretamente não apenas na disponibilidade do serviço ao cliente, mas também do cumprimento de tarefas internas. Portanto, faz-se necessário checar a disponibilidade, o rendimento e o tempo de resposta de cada aplicação utilizada.

Há ainda outros exemplos, entre eles a própria segurança do ambiente. Este é um dos requisitos mais importantes de uma solução de cloud computing, e faz-se necessária uma checagem para garantir o bom funcionamento das atividades de uma empresa.

Em tempos onde os ataques virtuais estão provocando rombos milionários nas organizações, é preciso estar atento a vulnerabilidades para manter o seu sistema intacto.

O banco de dados também é um aspecto importante neste sentido, pois diante de tantas informações armazenadas que são cruciais para o andamento do negócio, é preciso criar uma rotina de backup para mantê-las seguras.

Se você também está em busca de soluções de monitoramento para manter suas aplicações em nuvem em pleno funcionamento, nós podemos te ajudar! Acesse o nosso site e confira você mesmo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins