Nuvem ou HD externo: Qual o melhor tipo de backup?

Nuvem ou HD externo: Qual o melhor tipo de backup?

O backup deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade no mundo empresarial. Não possuir cópias de segurança de arquivos, documentos, aplicações e dados pode comprometer seriamente as rotinas produtivas de qualquer negócio. E assim surge uma dúvida corriqueira: qual o melhor tipo de backup, nuvem ou HD externo?

Ambos os métodos são muito utilizados, mas possuem características próprias – e que fazem toda a diferença. Conhecer mais sobre o modelo ideal para a sua empresa diminui custos, aumenta a segurança e traz agilidade das rotinas produtivas. Entenda qual o melhor tipo de backup – nuvem ou HD externo – aplicando-a o quanto antes no seu negócio.

Nuvem: disponibilidade e segurança

Primeiramente vamos falar sobre como funciona e as vantagens do backup em nuvem. Os arquivos irão ficar hospedados em um servidor fora da infraestrutura física da empresa, o que permite menos gastos com hardwares, como datacenters e equipamentos do gênero. Assim, o usuário pode ampliar suas opções de contratação de backup em nuvem.

Além da disponibilidade, é seguro: serviços dessa categoria possuem planos contra desastres, servidores redundantes, o que impossibilita que, caso ocorra algum problema, você não acesse seu backup. Não à toa, grande parte das maiores empresas do mundo já possuem soluções de cópias de segurança em nuvem, principalmente as que oferecem criptografia.

HD externo: aquisição e mobilidade

Já o HD externo é uma mídia física, que nos dias atuais é apresentada em sua maioria com espaço de armazenamento de 500 GB a 1 TB. É fácil de adquirir, seja em lojas de informática, supermercados ou pela própria internet, sendo uma boa solução para arquivos e dados que não tenham informações preciosas.

Devido ao fato de, como apontado, ser uma mídia física, o HD externo pode sofrer alguma avaria e comprometer o backup presente nela. Por outro lado, é pequeno e fácil de carregar, permitindo que seja guardado até mesmo em gavetas ou transportado de um local para o outro sem ocupar muito espaço.

E qual o melhor tipo de backup?

Para pessoas físicas que não utilizam muito de seus backups, o HD externo pode ser uma solução pontual, até por oferecer um espaço razoável. Quando falamos de soluções empresariais, o backup em nuvem não apenas é melhor, como recomendado – principalmente pelo número de aplicações e dados que são gerados todos os dias pelas empresas.

Por isso, se você tem um negócio, esqueça o HD externo: além de ser menos seguro e precisar de vários dispositivos para suprir o volume dos seus arquivos, não possui acesso mobile. Já a nuvem manterá todo o seu backup seguro e sem a necessidade de carregar nenhum equipamento extra, apenas com seu próprio dispositivo.

Conclusão

O HD externo, quando não havia soluções robustas em nuvem para backup, era uma opção razoável. Atualmente, seu custo agregado e baixa segurança trazem mais problemas do que soluções.

Já a nuvem, por ser um ambiente consolidado e seguro, tornou-se o principal local para manter cópias de segurança com o mais alto nível de acesso, simplicidade e facilidade.

Conheça as soluções da Elo Backup para ter a melhor comodidade e segurança dos seus arquivos em nuvem.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins