Nuvem pública X nuvem privada: qual a diferença entre as duas?

Nuvem pública X nuvem privada: qual a diferença entre as duas?

A forma como usuários, dispositivos e sistemas lidam com a informação hoje passa invariavelmente pela computação em nuvem. O Cloud Computing, como também é chamado, emprega a capacidade para armazenamento e processamento de sistemas acessados através da internet. Com relação à hospedagem de informação, você sabe a diferença de nuvem pública X nuvem privada?

A nuvem pública é a o tipo mais utilizado. Em muitos casos ela está implicada no conceito de software enquanto serviço (SaaS). Nesta forma de cloud os recursos oferecidos (armazenamento, servidores, etc.), estão localizados no provedor de um serviço de nuvem terceirizado. Isto significa que existe um hardware físico compartilhado na ponta oposta à do usuário.

Este sistema é análogo a um prédio. Ou seja, você compartilha a mesma estrutura física geral que os outros locatários. Apesar disto, possui o seu espaço particular neste dispositivo de armazenamento. Toda troca de informações ocorre através da internet. E-mails baseados na web e alguns aplicativos são exemplo desta categoria.

Dos dois, este é o recurso mais barato, já que o usuário paga apenas por aquilo que utiliza. Quanto à nuvem privada, o serviço entregue, contando o provedor de serviços, é de uma única empresa. Assim, esta nuvem pode se localizar no Data Center do próprio cliente, ou em um hardware da fornecedora. O que importa é que os recursos são dedicados exclusivamente à sua organização.

O investimento nesta forma de Cloud Computing é maior, e indicado apenas para quando é necessário lidar com demandas intensas. Para se ter uma ideia, é comum a sua adoção por órgãos governamentais e instituições financeiras. A seguir, trataremos dos benefícios de cada uma das nuvens citadas.

Nuvem pública X nuvem privada: benefícios da aplicação de cada tipo

Os benefícios da nuvem pública começam pela economia de custos. Isto ocorre porque a infraestrutura fica totalmente a cargo da fornecedora. Para negócios de pequeno e médio porte é a solução ideal. Além disto, o modelo em questão é escalável, o que tem grande utilidade para o crescimento dos negócios.

Também há economia no quesito de manutenção. Ao retomarmos a comparação nuvem pública X nuvem privada, na segunda temos como vantagem a segurança aprimorada. Isto ocorre devido à exclusividade dos recursos oferecidos. Graças a isto, o nível de controle sobre a totalidade da operação aumenta. Este serviço também é mais customizável.

Tal flexibilidade permite que a organização personalize o ambiente de nuvem para atender com precisão às suas demandas. Assim como na nuvem pública há aqui o potencial de escalabilidade. Devemos lembrar ainda que existe a alternativa híbrida. A junção permite que algumas informações fiquem armazenadas nas redes públicas, enquanto outras mais sensíveis vão para a nuvem privada.

O fato é que cada opção oferece as suas vantagens particulares dependendo do contexto e necessidade da empresa. Depois de conferir as diferenças entre nuvem pública X nuvem privada, quer conhecer uma solução barata, simples e segura? Então aproveite para visitar o nosso site.

Conheça o Elo Backup e descubra uma forma de realizar os seus backups com total proteção, inclusive contra ransomwares. Para outras soluções na nuvem, visite a nossa página.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins