Afinal, os servidores dedicados são seguros?

Afinal, os servidores dedicados são seguros?

Os servidores, sejam os dedicados ou os compartilhados, são nada menos do que a espinha dorsal de toda uma infraestrutura de TI e são de suma importância para a existência de um ambiente digital; ou seja, sem um servidor não há absolutamente nada – nem envios de e-mails nem sites para ser acessados, nem pagamentos online ou arquivos armazenados na nuvem.

E dada a importância dos servidores, surgem questões como qual é o melhor e, principalmente, qual é o mais seguro. Neste artigo, falaremos sobre os servidores dedicados, se eles são seguros e, é claro, se eles são a melhor opção para você utilizar na sua empresa e em seus negócios. Continue a sua leitura e confira!

O que são os servidores dedicados?

O servidor dedicado trata-se de um servidor físico, certamente você já deve ter visto um, com muitas luzes e cabos. Eles normalmente ficam armazenados em data centers (lugares criados especialmente para isso e muito seguros), garantindo aos seus utilizadores não apenas o máximo de segurança que se possa esperar, mas também um desempenho muito superior – isso porque ele é de uso exclusivo seu e da sua empresa, não há outros hospedeiros sobrecarregando o servidor e, ocasionalmente, causando a queda do serviço.

Ainda por se tratar de um servidor que é de uso exclusivo, você pode configurá-lo da maneira que achar melhor, com diversas opções de ajuste como o processador utilizado, os discos rígidos, a memória, podendo deixar o desempenho do seu servidor ainda melhor.

Além de ter o controle do hardware (da parte física do servidor), você tem também o controle do software, ou seja, de todos os componentes, a programação e tudo o mais que controla o funcionamento deste servidor, sem restrições. Isso significa que o servidor dedicado é altamente customizável, uma opção excelente para qualquer empresa que queira algo além do básico.

É ideal ainda para aquelas empresas que normalmente lidam com um grande número de processamento de dados e que possuem um grande tráfego em sua rede (seja através de sites, blogs, lojas virtuais e etc.), pois como o servidor dedicado é de uso exclusivo (diferente do compartilhado), todo o processo é muito mais ágil.

Mais uma informação importante a respeito dos servidores dedicados é que eles podem ser adquiridos com a opção de ser ou não gerenciados, ou seja, existem duas maneiras de funcionar. A primeira é com uma empresa terceirizada fazendo todo o gerenciamento para você, a segunda é com todas as funções pertencentes a você e a sua empresa.

Ao adquirir um servidor gerenciado, você escolhe as configurações que deseja e faz o envio de dados, somente isso, todo o resto – execução, manutenção, atualizações de sistema, filtragens, varreduras contra vírus, segurança e etc. – são de responsabilidade da empresa contratada para o gerenciamento do servidor.

Ao optar pelo servidor dedicado não gerenciado, todas as funções que o envolvem serão de sua inteira responsabilidade. O ponto positivo dessa opção é que você tem o controle absoluto sobre o servidor, mas o ponto negativo é que, além disso, custar muito caro, os riscos em questão de segurança são bem maiores.

O servidor dedicado é realmente seguro?

Pelo que é possível concluir até aqui, o servidor dedicado realmente parece ser uma opção bem segura – isso é claro, se tudo for feito adequadamente, desde a configuração de hardware, como de software e o seu gerenciamento.

Se você busca segurança acima de tudo, certamente o servidor dedicado é a melhor opção para você, pois além de uma estabilidade muito maior das conexões, como ele é de uso exclusivo, sua segurança também é de nível muito superior.

O servidor compartilhado não é uma opção recomendada para quem deseja segurança, pois como ele comporta muitos hóspedes, ou seja, hospeda muitos sites, blogs, lojas, enfim, entre muitos outros endereços, uma eventual quebra de segurança em qualquer outra dessas redes hospedadas no mesmo servidor que você utiliza pode colocar seus dados em risco e deixar sua rede sujeita a uma invasão.

Com o servidor dedicado as chances de invasões são muito menores, elevando assim o seu índice de segurança.

Agora que você já conhece mais sobre servidores, sabe o que é o servidor dedicado e os benefícios que oferece para a sua empresa e a otimização de seus negócios, que tal investir em segurança e eficiência para a sua empresa?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins