Sequestro de dados: saiba como isso pode ser um perigo para a sua empresa!

Sequestro de dados: saiba como isso pode ser um perigo para a sua empresa!

A segurança de dados é imprescindível no mundo corporativo. Isso porque há uma série de recursos, como informações dos clientes, documentos gerenciais, movimentações financeiras, entre outros, que precisam se manter seguros. Conhecer como o sequestro de dados pode ser um perigo para sua empresa se torna fundamental nos dias atuais.

A IBM, gigante da tecnologia, demonstrou isso em um estudo – ‘Custos de Violação de Dados’ – apontando que a probabilidade de uma empresa no Brasil sofrer um ataque de um hacker cresceu 43% em relação aos últimos cinco anos. Por isso, trazemos um artigo completo que explora como o sequestro de dados pode ser um perigo para sua empresa.

Confira!

Ransomwares: o sequestro de dados

Há uma terminologia específica quando falamos de arquivos, dados e outros componentes que são, literalmente, sequestrados de uma empresa: ransomwares. Como outros programas maliciosos, esse tipo de vírus chega até a máquina – muitas vezes de forma silenciosa – e pode extrair inúmeras informações preciosas.

Quando falamos de sequestros de dados, a etimologia está correta: os hackers sequestram parte da estrutura digital de uma empresa. Posteriormente, bloqueiam o acesso do próprio negócio com senha e permissão apenas concedida a eles próprios através de um método de criptografia.

Mas, o que eles fazem com esses dados? Há uma série de possibilidades, mas a principal é o pedido de um resgate – sim, como se uma pessoa fosse sequestrada – para liberar novamente o acesso. Geralmente, o pedido em valores é feito para não identificar o hacker, principalmente através de bitcoins e moedas eletrônicas do gênero.

Um perigo real

Não pense que os ataques nesse sentido são feitas apenas em grandes corporações ou em plataformas do governo: micro, pequena e médias empresas são as mais afetadas. O motivo é claro – quanto menos segurança e práticas nocivas dentro do negócio, maior a abertura que o hacker encontra para sequestrar os dados.

O problema não para por aí: quem centraliza as informações em servidores internos e a automação de dados em dispositivos poucos (ou nada) seguros, será um alvo relativamente fácil para hackers preparados. Assim, faz-se necessário entender como evitar esse tipo de problema cada vez mais comum.

Os problemas são vários, mas os mais comuns são:

– Empresas não conseguem mais cumprir suas rotinas, devido ao bloqueio de dados importantes;

– Informações sigilosas de clientes caem na mão dos cibercriminosos;

– Transações financeiras, quando contidas em arquivos ou facilitadas na empresa, também geram prejuízo;

– Pode-se perder, permanentemente, os dados sequestrados.

O que fazer e como se prevenir?

É bem possível que, ao criptografar e sequestrar seus dados, o hacker tenha controle absoluto por determinado período das informações. Ao identificar o ransomware é preciso desligar o equipamento infectado e proceder junto a uma equipe de TI especializada. Esse processo impede que mais máquinas sejam vulneráveis ao ataque.

Também é preciso entender que sequestro de dados é um crime, ou seja, um caso de polícia. Por isso, recomenda-se evitar o pagamento para resgatar as informações. Formatar os equipamentos podem ajudar. Contudo, tudo pode ser prevenido através de três práticas que quase impossibilitam o sequestro de dados:

– Manter seus arquivos na nuvem. Como há ambientes criptografados e extremamente seguros com empresas confiáveis, isso irá dificultar a vida do hacker;

– Os backups também precisam estar na nuvem. Determinados ransomwares procuram não apenas os dados, mas os backups em servidores internos;

– Um treinamento assertivo de cibersegurança. Mostrar a sua equipe (e isso inclui todos), a importância da navegação segura – em sintonia com as duas práticas acima – deixa quase impossível ter esse problema na sua empresa.

Sabendo como o sequestro de dados pode ser um perigo para as empresa, amplie a segurança interna do próprio negócio: conheça o Elo Backup. Não deixe de conferir produtos e soluções sob medida em site da Flexa Cloud. .


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins