Como estruturar um plano de backup e segurança dos dados da sua empresa?

Como estruturar um plano de backup e segurança dos dados da sua empresa?

Hoje em dia é comum que empresas invistam em tecnologia para otimizar seus processos internos e alavancar de vez seu negócio. Porém, mais importante que adquirir um produto de última geração é proteger as informações que circulam na sua empresa.

É por meio dessas iniciativas que podemos blindar os dados contra possíveis ameaças de hackers. Para que isto não ocorra, é necessário desenvolver um plano de backup.

Plano de backup é um documento que contém as principais diretrizes que norteiam as ações de backup no seu negócio. É através dele que vamos compreender o que será protegido e em quais níveis de proteção. Além disso, a constância também é outro ponto que deve ser abordado no plano de backup. Agora que você já entendeu a utilidade desse documento, confira abaixo como estruturar um plano de backup.

Como desenvolver um plano de backup na sua empresa?

Para começar, antes de iniciar de fato o documento, existem alguns pontos importantes que precisam ser observados.

Começando pelo levantamento de cenário, no qual é possível compreender quais dispositivos são utilizados para armazenar informações relevantes ao negócio. Inclusive, caso seja uma solução terceirizada, isso deve ser levado em consideração.

Em seguida, observe o caminho que essa informação percorre. Compreenda quais locais possuem acesso a estes dados. Os acessos dos colaboradores também devem ser observados. A forma de atualizar esses dados, como é realizada a gestão da informação, entre outros motivos.

É importante destacar que este plano é desenvolvido de acordo com as características e necessidades de cada empresa. Então é possível ter diferentes soluções de acordo com o perfil de cada empresa.

E com certeza você deve ter pensado: qual é o melhor momento para se realizar o plano de backup? Possui um valor muito alto?

Antes de tudo, você deve ter em mente que quanto mais cedo investir nisso, mais rápido virá o seu resultado. Então, o seu preparo e prática devem andar juntas para ter uma boa performance.

Além disso, o custo de investir em um plano de backup não é alto. O trabalho em si é manter ordem na rotina estabelecida. Por isso, os colaboradores devem estar familiarizados com práticas de segurança da informação.

Não devem acessar links ou sites suspeitos, evitar transferir informações confidenciais, ter atenção nas atualizações dos sistemas e muito mais. Esses são alguns passos importantes e que proporcionam mais resultados.

Os colaboradores são umas das maiores forças que podem contribuir para otimizar essas ações, mas por outro lado, podem atrapalhar muito se não estiverem bem preparados. Sendo assim, toda a equipe deve ser capacitada e praticar o que foi ensinado.

A equipe de TI também tem um papel importante nisso. A mesma deve sempre investir em melhorias. Deve estar familiarizada com as novidades do mercado, assim como as melhores práticas que podem ser utilizadas na empresa.

Mas voltando a falar sobre o plano de backup, você deve ter atenção às opções disponíveis e presentes na sua empresa. Lembra de quando falamos sobre os recursos disponíveis para armazenamento? Devemos sempre ter uma ótima performance em todos os itens.

E se você quiser otimizar seus recursos de TI, entre em contato conosco. Acesse nosso [site /www.flexa.cloud] e conheça nossos produtos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins