Manutenção de Computadores: o que não se pode ignorar!

Manutenção de Computadores: o que não se pode ignorar!

Graças a difusão tecnológica dos últimos 30 anos os computadores tornaram-se uma das ferramentas mais adotadas entre empresas e consumidores. Para que este equipamento mantenha um bom desempenho, contudo, devemos cuidar bem dos componentes de hardware e sistemas. Descubra neste artigo o que não se pode ignorar na manutenção de Computadores!

  1. Remover o excesso de poeira

A poeira é uma grande inimiga dos computadores. Além de se acumular no exterior, onde é bem visível e fácil de limpar, ela também vai se concentrando na parte interna. Neste caso a remoção é mais complexa,

uma vez que é necessário abrir o gabinete. Recomenda-se que a atividade seja realizada por técnicos especializados.

A poeira, inclusive, é a causa de muitos quadros de mal funcionamento, pois até mesmo computadores novos têm problemas quando sujos. Portanto, não negligencie este cuidado se você quiser bom desempenho e uma vida útil maior para os seus equipamentos.

  1. Limpar e verificar o funcionamento dos Coolers

Os coolers são responsáveis pela ventilação do gabinete. Sem eles as temperaturas internas poderiam chegar à níveis muito elevados. O calor favorece a queima de componentes e tende a gerar desligamento e telas congeladas. Sendo assim, atenção ao cooler, pois ele também acumula poeira.

Devemos nos atentar ainda à eficiência de rotação deste componente. Pois é natural que ela vá se reduzindo com o tempo. O cooler passa então a resfriar menos do que poderia. Fique atento a este detalhe para não prejudicar a sua máquina precocemente.

  1. Desfragmentar o disco

Com relação aos sistemas, é altamente recomendável fazer a desfragmentação de disco. Pois a informação sempre vai se tornar fragmentada (espalhada) conforme o uso. O problema é que esta desorganização deixa os computadores mais lentos. A desfragmentação junta as partes desagregadas para facilitar o acesso do sistema aos arquivos.

A manutenção de Computadores também deve considerar o combate à vírus, spywares, além da atualização de drivers

  1. Verifique a existência de vírus e spywares

É comum que um PC entre em contato com pen drives, e-mails, CDs e muitas outras fontes de dados. Acontece que os arquivos transferidos podem não ser seguros e incluir softwares maliciosos. Os vírus podem não só prejudicar o desempenho do seu negócio, como avariar irremediavelmente os sistemas atingidos.

Para fazer uma manutenção preventiva neste caso deve-se utilizar os programas antivírus. Quer saber outras formas de evitar ataques? Então descubra como prevenir que sua empresa seja atacada por hackers no artigo que preparamos sobre o assunto!

Outra medida de segurança na manutenção de Computadores é a verificação de Spywares. Estes softwares maliciosos são ainda mais comuns do que os vírus. Isto ocorre porque a sua propagação é mais fácil e rápida. Uma única visita a um site contaminado basta para iniciar a infecção. Por isto é recomendável manter junto ao antivírus um antispyware.

  1. Atualizar os drivers dos seus dispositivos

Quando falamos em atualização a maioria dos gestores pensa em adquirir versões mais recentes de hardware e programas. Existe um componente, no entanto, que tende a ser negligenciado: os drivers. São eles que garantem que os dispositivos funcionem adequadamente.

Muitos programas sequer rodam se os drivers mais atuais não estiverem instalados na máquina. Os controladores de dispositivo podem ser baixados gratuitamente nos sites de fabricantes dos componentes do PC. A recomendação é que de 3 em 3 meses se faça uma busca pelas atualizações.

Estes são alguns dos principais detalhes que não podem ser ignorados durante a manutenção de Computadores. Além de tomar estes cuidados, é recomendável diminuir a infraestrutura de TI adotando soluções na nuvem. Isto torna o processo de manutenção mais simples e desonera a empresa de várias despesas. Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse o nosso site!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins