Como restaurar dados perdidos?

Como restaurar dados perdidos?

Existem apenas algumas maneiras de recuperar arquivos excluídos permanentemente. No entanto, antes de irmos para a parte de recuperação, é importante que você pare de usar o sistema ou a unidade afetada imediatamente após a perda de dados.

Esta é uma etapa crucial para evitar a substituição de arquivos excluídos. Se você continuar a usar a unidade afetada ou o sistema, talvez nunca consiga recuperar os arquivos excluídos permanentemente, seja no Windows, Linux, macOS, unidades móveis (pen drivers ou cartões de memória) ou em smartphones.

No entanto, se você tiver uma solução de backup em nuvem completa —como o Elo Backup —, então não precisa esquentar a cabeça com restauração de dados perdidos. Caso contrário, siga os passos abaixo, para maximizar suas chances de recuperar arquivos excluídos do seu dispositivo.

Boa leitura!

Recuperando arquivos da Lixeira

A Lixeira é um local de armazenamento temporário do Windows que permite que você mude de ideia sobre a exclusão de algum arquivo ou documento. Lá, as informações ficam guardadas por 30 dias e depois são deletadas pelo próprio sistema.

Antes de se preocupar com soluções mais complexas, pode ser uma boa ideia dar uma segunda olhada na Lixeira. Às vezes, a Lixeira está tão cheia, que pode ser difícil localizar um arquivo por lá, mas esse é um bom primeiro lugar para procurar.

Uma vez que você encontrou o arquivo, basta clicar com o botão direito do mouse no arquivo e selecionar Restaurar.

Muitos dispositivos e sistemas operacionais têm sistemas parecidos, então tente isso antes do próximo passo.

Procure por versões de recuperação

Programas como o Microsoft Word manterão uma versão de recuperação de um arquivo se você desligar acidentalmente o computador ou o programa durante a edição do arquivo. Ao abrir qualquer programa desse tipo, você deve ver um lembrete de que o arquivo foi salvo incorretamente com a opção de restaurar o arquivo.

Isso não funcionará em todos os programas do seu computador, e talvez você não consiga restaurar a versão completa do arquivo em que estava trabalhando.

Restaure o backup integrado do seu computador

Você pode usar o Histórico de Arquivos (Windows) ou o Time Machine (Mac) para recuperar alguns arquivos do seu computador inclusos como parte do backup.

Windows – Histórico de arquivos: Anexe sua unidade de recuperação, abra Iniciar, clique na engrenagem (Configurações), clique em Atualização e segurança, clique em Backup, clique em Mais opções e clique em Restaurar arquivos de um backup atual.

Mac – Time Machine: Se você já possui um backup em um dispositivo externo, basta acessar o Time Machine e recuperar o arquivo!

Use um software de recuperação de arquivos

Se não conseguir encontrar o arquivo depois de seguir as etapas acima, você precisará fazer o download de um software de recuperação de arquivo (como o Recuva) para ajudar a recuperar o arquivo apagado.

Cada software tem seus passos específicos e taxas de recuperações variáveis. Além disso, nem sempre será possível recuperar o arquivo, principalmente se ele já foi sobrescrito no disco. Em muitos casos, no entanto, eles podem ser decisivos para recuperar aquele recibo ou documento importante que poderia, de outra forma, estar perdido para sempre.

Tenha a tranquilidade do Elo Backup

O Elo Backup é a solução ideal para manter seus arquivos importantes sempre seguros e tem um dos processos de restauração mais simples e completos do mercado. Além disso, oferece criptografia de última geração para garantir que os seus dados estejam protegidos.

Acesse o site do Elo Backup e saiba mais: https://elobackup.com.br/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins