Tipos de computação em nuvem

Tipos de computação em nuvem

A computação em nuvem está capacitando desenvolvedores e departamentos de TI para que eles possam se dedicar ao que realmente é importante e evitar trabalhos semelhantes como aquisição, manutenção e planejamento de capacidade. Com o crescimento da popularidade da computação em nuvem, vários modelos e estratégias de implantação diferentes surgiram para atender a essas necessidades específicas de usuários distintos. Cada tipo de serviço em nuvem e método de implantação disponibiliza diferentes níveis de controle, flexibilidade e gerenciamento. A compreensão das diferenças entre Infraestrutura como um serviço, Plataforma como um serviço e Software como um serviço, assim como as estratégias de implantação que você pode utilizar, pode ajudá-lo a decidir qual conjunto de serviços é o ideal para as suas necessidades.

Os três principais tipos de computação em nuvem são:

Infraestrutura como serviço (IaaS)

O IaaS inclui os blocos de construção básicos para TI baseada em nuvem. Geralmente, fornece acesso a recursos de conexão de rede, computadores (hardware virtual ou exclusivo) e espaço de armazenamento de dados. O IaaS oferece o mais alto nível de flexibilidade e controle de gerenciamento em relação aos seus recursos de TI. É semelhante aos recursos de TI que muitos desenvolvedores e departamentos de TI já conhecem. 

Plataforma como serviço (PaaS)

O PaaS elimina a necessidade de gerenciar a infraestrutura subjacente (geralmente hardware e sistemas operacionais) e permite focar na implementação e administração de aplicativos. Isso ajuda a melhorar o nível de eficiência, já que você não precisa se preocupar com provisionamento de recursos, planejamento de capacidade, manutenção de software, implementação de patches ou qualquer outra tarefa árdua envolvida na execução do seu aplicativo. 

Software como serviço (SaaS)

O SaaS fornece um produto completo que o provedor de serviços executa e gerencia. Na maioria dos casos, aqueles que falam sobre SaaS na verdade se referem a aplicativos do usuário final (como e-mail baseado na Web). Com uma solução baseada em SaaS, você não deve mais pensar em como manter o serviço ou como gerenciar a infraestrutura subjacente. Você deve pensar apenas em como usar esse software específico. 

Conheça melhor o Elo Backup e descubra como armazenar informações sensíveis com total proteção, inclusive contra ransomware. Para outras soluções na nuvem, visite a nossa página e entre em contato conosco!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins