Dicas para implementar o backup em nuvem com sucesso na sua empresa

Dicas para implementar o backup em nuvem com sucesso na sua empresa

Que o backup em nuvem é uma tendência você já deve saber. Afinal, não se fala em outra coisa no momento. Talvez pelo fato de que se apresente como uma excelente solução, sobretudo quando comparada com as possibilidades que até aqui existiram: HD externo, CD, DVD, pendrive, etc.

Mas será que você sabe como implementar o backup em nuvem com sucesso na sua empresa?

Bom, caso não saiba, o que é muito comum, continue a leitura deste conteúdo e confira três dicas simples que formulamos que podem lhe ajudar (e muito) nesse processo! Acompanhe!

1. Coloque suas cópias de segurança em um servidor externo

Apesar de óbvio, a primeira dica para quem deseja implementar o backup em nuvem com sucesso na sua empresa é manter os dados copiados em um servidor externo. Em outras palavras, que esteja distante geograficamente da empresa. Isso por uma razão muito pertinente: contando com um servidor localizado fora do local de trabalho, é possível mantê-los seguros.

Basta lembrar o que ocorreu no dia 11 de setembro, o atentado contra o World Trade Center. Muitos empresários arquivavam seus dados em servidores que ficavam no local. Por conta disso, perderam todos os dados de suas empresas, afetando assim o seu funcionamento.

2. Estabeleça um horário automático para o backup em nuvem

A maioria das plataformas de computação em nuvem permite a configuração de um horário exato para a realização do backup em nuvem (automático). Isso não só otimiza o processo de backup, mas também garante maior segurança e proteção aos seus arquivos, sobretudo nos momentos em que você precisa realizar tal atividade manualmente — mas que pode esquecer em razão da correria, que é muito comum no mundo corporativo.

No entanto, não esqueça que deve escolher o tipo de backup em nuvem que deseja realizar. Backup full (backup completo) e diferencial (backup de novos arquivos ou arquivos alterados).

Determinar o tipo ajuda a reduzir o tempo de backup e o custo no armazenamento dos dados. Fatores que, sem dúvida, são fundamentais para o adequado funcionamento da organização, bem como para a sua eficiência e produtividade.

3. Teste procedimentos de recuperação

Alguns especialistas recomendam realizar, durante o processo de backup em nuvem, testes de recuperação com o objetivo de garantir se, de fato, os arquivos podem ser acessados. Na verdade, trata-se de uma medida de segurança.

Fazendo isso, pode-se não só se certificar de que os arquivos podem ser acessados, mas também se o servidor não apresenta problemas. A maioria deles cobre uma série de eventos e cenários, mas que podem ficar desatualizados ao longo do tempo. Por essa razão, testar a recuperação dos dados é fundamental.

Gostou das dicas que apresentamos? Esperamos que sim! Elas, sem dúvidas, podem ajudar a sua empresa a realizar um backup em nuvem de forma fácil e segura, sem contratempo.

Já que está aqui, por que não aproveita o momento e acessa nosso site para conferir os planos que temos? Assim, você pode escolher o ideal e fazer a sua empresa se desenvolver com segurança.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins