Como escolher o seu provedor de nuvem?

Como escolher o seu provedor de nuvem?

Segundo o grupo de consultoria Gartner, em um futuro próximo será difícil encontrar empresas que não utilizam cloud computing. Se a sua empresa ainda não faz uso do armazenamento e backup de dados na nuvem, algo deve estar errado. Mas como escolher um provedor de nuvem?

Essa é uma pergunta frequente, motivada pelos diferentes critérios que definem uma escolha desse porte. De fato, estar na nuvem é tão necessário quanto ter um site e um blog na internet. Contudo, a seleção do provedor deve ser realizada de acordo com alguns aspectos.

Para conhecer os principais pontos a serem considerados nesse processo, basta dar continuidade à leitura e escolher o provedor de nuvem ideal!

Identifique as necessidades da sua empresa

Para tudo na vida, é preciso enxergar quais são as reais necessidades. No caso do armazenamento em nuvem, é necessário listar por que a empresa está voltada a esse serviço.

A razão principal já foi dita nas entrelinhas: manter-se competitiva e atualizada perante o mercado. Mas só isso não é o suficiente. É a partir da observação das necessidades que o empreendedor chegará ao provedor mais adequado a elas.

Um ponto central a respeito desse assunto é a capacidade de a nuvem enxugar determinados processos, normalmente conduzidos pelas equipes de TI. Elas não ficarão ociosas, mas passarão a se dedicar a outras áreas de inovação.

A questão é como iniciar essa mudança. De modo geral, a empresa pode investir em uma nuvem privada, hospedando-a em um provedor específico. A partir daí, será possível expandir (se necessário) a infraestrutura com mais segurança.

Avalie o nível de segurança do provedor

De nada adianta tomar vários cuidados na escolha de um provedor e se esquecer da segurança. Certifique-se de que os dados serão devidamente criptografados durante o envio ao provedor da nuvem. Isso protege os arquivos contra tentativas de interceptações variadas.

Ainda no que tange à segurança, além de contemplar um conjunto de procedimentos padronizados o sistema deve ser capaz de:

  • Monitorar permanentemente o acesso aos dados da nuvem;
  • Proteger os ambientes onde estiverem situados os datacenters;
  • Controlar o nível de integridade de cada arquivo guardado, evitando que programas maliciosos causem qualquer tipo de corrupção nos dados;

Conheça a localização dos datacenters

Igualmente imprescindível é conhecer os datacenters da empresa fornecedora do serviço de armazenamento e backup em nuvem. Será que o datacenter é confiável? Verifique qual é o porte da central de processamento de dados utilizada. Alguns deles exibem uma reputação ímpar, como é o caso do datacenter Amazon AWS.

Analise a reputação da empresa fornecedora do serviço

Finalmente, também é preciso pesquisar a reputação dos serviços oferecidos. Uma boa forma de verificar isso é por meio dos relatos feitos pelos clientes da provedora. A tecnologia concedida deve ser de ponta e com eficiência amplamente comprovada.

A escolha de um provedor de nuvem é algo bem delicado e deve ser feito com cautela. Felizmente, há empresas totalmente preparadas para oferecer ótimos serviços. O diferencial fica com aquelas que conseguem unir diversas vantagens em uma solução única.

Interessado em um serviço de backup em nuvem moderno, seguro, e sem segredos na hora de usar? Visite o nosso site e seja surpreendido pelo Elo Backup!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins