Rotina de backup: Como definir a da sua empresa?

Rotina de backup: Como definir a da sua empresa?

Em geral, a rotina de backup é uma prática negligenciada por grande parcela das empresas. Nesses casos, os gestores só percebem a importância do processo diante da necessidade de recuperar um determinado arquivo.

Sem uma rotina de execução de cópias de segurança adequada, a restauração dos dados tende a ser comprometida. Logo, todo o trabalho de se fazer o backup pode ser em vão. Ao término, a empresa terá dispensado uma parcela de tempo e dinheiro, correndo o risco de perder arquivos indispensáveis.

Diante disso, é fundamental conhecer os critérios que definem a escolha da rotina de backup ideal para a sua empresa. A seguir, serão apresentados os aspectos mais importantes relacionados ao processo de criação de cópias de segurança dos dados. Aproveite para também saber qual é a melhor forma de se fazer um backup na sua empresa!

Análise do volume de dados

Independentemente do porte do seu negócio, ele sempre gerará certo volume de dados, organizados em arquivos. Para que a rotina de backup seja eficiente, é preciso estabelecer prioridades.

O volume de dados enviados para o servidor interfere em um fator muito importante: o tempo de cada backup. Uma saída prática é programar rotinas diferenciadas para cada grupo de dados.

Determinação da frequência de backups

Existem determinados arquivos que são atualizados diariamente. Alguns deles sofrem alterações ao longo de todo o dia. Por esse motivo, arquivos com essa característica merecem atenção especial. Eles precisam de rotinas de backup bem específicas, que resguardem cada atualização.

Os arquivos mais genéricos podem ser encaminhados para o servidor sempre que a empresa encerrar suas atividades diárias. Enquanto isso, os dados que mudam o tempo todo devem ser copiados com uma frequência equivalente ao ritmo dessas modificações.

Escolha do destino das cópias de segurança e do modelo de backup

Devido ao trabalho e gasto ligados à manutenção de servidores internos, muitas empresas têm recorrido ao backup em nuvem. Além de ser uma solução eficaz, a nuvem oferece uma série de vantagens.

A primeira delas se refere à agilidade proporcionada pelo software usado. Se o programa for bem desenvolvido, ele deve ser capaz de:

  • criptografar os dados com tecnologia de ponta;
  • proteger os dados contra ameaças virtuais de qualquer origem;
  • comprimir o volume de dados, essencial para otimizar o processo de envio e restauração dos arquivos;
  • acesso remoto;
  • realizar um backup gerenciado — necessário para o estabelecimento de uma política de backup realmente eficaz;

Com o backup em nuvem comandado por um software inteligente, essas e outras operações são concretizadas automaticamente. Não é à toa que muitos gestores estejam optando por essa forma de copiar arquivos importantes.

Antes de utilizar um software de backup, é preciso apenas se atentar aos recursos oferecidos pela empresa prestadora do serviço. Quanto mais dinâmico for o sistema, mais ele contribuirá para a agilidade da execução das rotinas de backup.

Como foi demonstrado, a criação de uma rotina de backup demanda a realização de algumas avaliações internas. Após concluir quais são as necessidades do negócio, você ficará mais apto a se decidir pelo backup incremental ou diferencial.

Que tal conhecer uma solução de backup em nuvem sob medida para a sua empresa? Visite o nosso site e conheça os diferenciais do nosso software!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins