5 dicas para garantir a segurança dos seus dados na nuvem

5 dicas para garantir a segurança dos seus dados na nuvem

Manter os dados na nuvem é uma opção que vem crescendo cada vez mais no setor empresarial brasileiro. Isso porque há inúmeras vantagens agregadas, como racionalização de infraestrutura e gastos agregados. Mas, para que tudo funcione da melhor maneira possível, é preciso conhecer as dicas para garantir a segurança dos seus dados na nuvem.

Isso porque não é raro que, ao desconhecer sobre o assunto ou optar por ‘ofertas milagrosas’, empresários ou setores de TI adquiram algo pouco ou nada seguro. É pensando nisso que trazemos esse artigo que contempla as 5 dicas para garantir a segurança dos seus dados na nuvem – fazendo com que você possa estar protegido, de ponta a ponta, nesse ambiente ideal.

1. Conheça a empresa contratada

Portfólio de clientes, tempo de mercado, experiência na gestão de dados na nuvem e referências de outras empresas. O primeiro e primordial passo para manter as informações corporativas seguras na nuvem é apostar em empresas que você conhece – ou que já passa a confiar.

Isso porque elas já possuem as melhores ferramentas de proteção na nuvem, permitindo que nada possa sair errado. No sentido oposto, fuja de prestadores de serviço que só tem o baixo preço como referencial.

2. Tenha um serviço de backup

O backup é a maneira mais efetiva de manter a segurança quando falamos em cloud computing (computação em nuvem). Ele permite uma cópia que em caso de qualquer problema – sejam desastres naturais, erros humanos ou ações maliciosas.

Não à toa, ao optar por deixar seus dados na nuvem, qualquer empresa que seja referência no assunto já irá dispor um serviço de backup auxiliar. Se o objetivo é maximizar a segurança dos dados, escolha essa ferramenta feita sob medida nesse sentido.

3. Restrinja os acessos

Há informações privilegiadas e dados que precisam da mais alta privacidade. Por isso, outra dica para garantir a segurança de seus arquivos e informações na nuvem é restringir os acessos na medida em que eles forem confidenciais ou importantes para o seu negócio.

O cloud amplia essa possibilidade ao liberar o acesso, através de login e senha, de maneira restrita – e sempre de acordo com o que o gestor definiu. Isso impede que terceiros, que precisam acessar sua plataforma, cheguem a dados que são exclusivamente internos.

4. Utilize da criptografia

Em linhas gerais, a criptografia é a forma de ‘desmembrar’ cada bloco de informação de maneira que a pessoa precisa de uma chave ou um código específico para acessar suas aplicações completas. Dessa forma, qualquer tipo de invasor não terá acesso aos seus dados.

A criptografia pode ser utilizada em todas as informações guardadas na nuvem ou aquelas que são mais importantes para o negócio. Não à toa, essa é a forma mais segura de manter os dados em sigilo e livres de ameaças externas – e até mesmo internas.

5. Tenha uma política de segurança

Todas as etapas acima são contundentes na segurança dos seus dados na nuvem. Contudo, apenas o deslize de um funcionário que baixe um arquivo com malware pode comprometer a sua máquina – o que impactará diretamente nas informações em cloud.

Por isso, crie uma política de segurança efetiva nesse caso. Se necessário, peça auxilio da empresa que prestará o serviço de armazenamento na nuvem – que, através da sua experiência, indicará o que evitar para não comprometer seus dados.

Conheça nossas soluções no site que podem te ajudar a garantir a segurança dos seus dados na nuvem.

Não deixe de conferir, também, uma referência nesse sentido. Acesse: flexa.cloud


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