Entenda como funciona o backup da sua hospedagem

Entenda como funciona o backup da sua hospedagem

Para quem possui aplicações, como um site, torna-se necessário conhecer as características que a compõem. Dessa forma, é indispensável que você entenda como funciona o backup da sua hospedagem – e quais são os recursos integrados nesse processo. Isso ajuda a ter segurança e planejamento quando falamos de um site.

Podemos definir essa funcionalidade de forma simples: é um recurso que você encontra na interface do seu painel administrativo que possibilita recuperar os dados caso algo aconteça. Para dar mais detalhes do assunto, trazemos esse artigo que aborda como funciona o backup da sua hospedagem, demonstrando o porquê é tão importante ter um.

Proteção de dados

O backup da hospedagem basicamente será um recurso que manterá, na nuvem, uma cópia de segurança dos dados contido no seu site. Ou seja: as informações geridas em determinado período estarão em um lugar que poderá ser novamente acessado.

Diferente do que se imagina, as configurações não farão parte do backup da hospedagem – o armazenamento será baseado apenas nos dados. Ao recuperar as informações, a estrutura será a mesma, por isso é preciso de cautela ao alterar as configurações do site antes do backup.

Horário do backup

Há várias empresas que possuem diferentes formas de fazer o backup da hospedagem: os mais comuns são em horários pré-determinados pelos usuários, o que gera maior facilidade; aqueles definidas pelo provedor; e o terceiro são em horários indeterminados.

Todos eles permitem que os dados da aplicação sejam replicados para a nuvem diariamente – ou, em alguns casos, mais de uma vez por dia. Esse é um importante ponto para decidir, por exemplo, se o horário do backup irá influir nas outras rotinas produtivas do seu negócio.

Restauração a partir da data/hora

Outro ponto que mostra como funciona o backup da sua hospedagem é a possibilidade de restaurar os dados que deseja a partir da data e hora que define. Novamente, o provedor pode dar um espaço de tempo pré-determinado, como uma ou duas semanas.

Geralmente não é necessário fazer o backup de vários dias atrás, pois na maioria das vezes houve muitas trocas de dados. Contudo, é uma ótima forma para quem busca testar diferentes layouts e interfaces de sites para encontrar o mais agradável ao público.

É um backup como qualquer outro

Diferente do que você possa pensar, o backup da hospedagem não tem segredo: é como recuperar arquivos e dados no próprio computador da empresa, por exemplo. Sua dinâmica é apenas proteger as informações dos últimos períodos em caso de algum problema.

Em outras palavras, se um hacker invadir o seu site e o derrubar, ao recuperar a aplicação basta apenas fazer o backup da data e hora escolhidas, com as configurações de sua preferência. É rápido, simples e fácil.

Uma ferramenta indispensável

Todo o processo de backup da hospedagem poderá ser convertido no que é conhecido como restore (confira nosso artigo específico sobre o tema), que garante segurança ao seu site. Assim, ter os dados da aplicação na nuvem permite que nada possa sair errado – tornando-se mais que uma ferramenta opcional, mas algo indispensável para a segurança do site.

Quer ter soluções sob medida para a sua empresa com soluções em backup na nuvem? Entre no nosso site e conheça nosso diferencial.

Confira, também, nossa plataforma completa: flexa.cloud


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress and WHMCS integration by i-Plugins